Sessão Assíncrona


SA9.1 - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44162 - A IMPORTÂNCIA DE PRODUÇÃO NACIONAL DE VACINA CONTRA COVID-19
RACHEL LUÍZA SANTOS MOURA - UFBA, CATHARINA LEITE MATOS SOARES - UFBA


Apresentação/Introdução
A vacina é um insumo primordial no enfrentamento à pandemia de covid-19. Sua produção foi a mais rápida da história, embora na sua distribuição houve desigualdade na cobertura e distribuição entre os países. Isso se deve ao fato do monopólio dessa produção estar alinhado aos interesses da Big Pharma, que prioriza lucro em detrimento das necessidades sociais.

Objetivos
Discutir a importância da produção de vacina nacional, no cenário da covid-19, por meio da literatura científica.

Metodologia
Realizou-se revisão da literatura científica para atender às necessidades da disciplina de Oficinas de Pesquisa Orientada (ISC/UFBA). Utilizou-se descritores validados no DeSC: Complexo Econômico-Industrial da Saúde; Vacinas contra COVID-19; Produção; Indicadores de Ciência, Tecnologia e Inovação, combinado com Brasil, nas bases Scielo (revistas indexadas) e no Portal de Periódicos CAPES. Utilizou-se como filtros o ano (2020, 2021 e 2022); idioma (Português, exceto nos periódicos da CAPES); país de produção (Brasil, visto que o objeto de estudo é a Produção da vacina 100% nacional contra covid-19 no Brasil).

Resultados
A revisão apresentou 105 artigos, que após leitura dos seus títulos e resumos, resultaram em 25 artigos relevantes para o estudo. As temáticas consideradas de interesse para a autora na seleção dos 25 artigos, foram: i) Covid-19, Saúde Global e crise do modo de produção capitalista (3 artigos); ii) Histórico da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde (6 artigos); iii) Complexo Econômico e Industrial da Saúde (12 artigos, sendo encontrado apenas 1 sobre a vacina); e iv) artigos diretamente relacionados à produção de vacina contra covid-19 no Brasil (4 artigos, demonstrando baixa produção científica sobre o tema).

Conclusões/Considerações
A concentração de base produtiva e tecnológica em saúde pela Big Pharma tem sido um desafio para iniciativas de produção local, sobretudo em países com menor poder econômico. Essa concentração distancia a produção de vacinas da Saúde Pública e explicita a necessidade de investimento e fortalecimento de CT&IS estatal. A produção local de vacinas fortalece a soberania nacional e contribui para a sustentabilidade econômica e universalização do SUS.