SA9.1 - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43525 - INTEGRAÇÃO DO MARCO LEGAL DA INOVAÇÃO NO PROCESSO DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (PD&I) EM SAÚDE. WESLAINE MACEDO GUIMARAES DOS SANTOS - UNB, JESSICA SOUSA OLIVEIRA - UNB, MÁRIO FABRÍCIO FLEURY ROSA - UNB
Apresentação/Introdução A Lei de Inovação é uma pedra fundamental no sentido de propiciar o incentivo à inovação através dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs), ligados à Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT), como o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), que tem o objetivo precípuo fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico na Universidade de Brasília-UnB.
Objetivos Analisar quantos projetos de pesquisas se consagraram como patentes, transferência de tecnologia e royalties, sobre produtos em tecnologias para a saúde.
Metodologia Para essa análise, a coleta de dados será feita por meio de um web crawler focado, que é um programa que analisa e percorre páginas web para criar um índice dos dados de interesse. Com ele o usuário define como entrada um tópico e um conjunto de URLs de partida para orientar a busca através de páginas de interesse, tornando assim a coleta mais incisiva e triando os dados quase que automaticamente.
Resultados O trabalho em tela, espera alcançar como resultado melhorias para a inovação dos programas de mestrado da Universidade de Brasília, com possibilidades de investimentos, através de parcerias público-privadas, ou ainda por intermédio de editais e programas de fomento, para translacionar suas pesquisas em saúde para a sociedade, com a utilização da Lei de Inovação.
Conclusões/Considerações Por fim, deve-se averiguar a aplicação da Lei de Inovação, no intuito de incentivar a busca por investimentos, seja de parcerias público-privadas, quer seja por intermédio de Programas e Editais de fomentos, ou ainda através da instituição de novas diretrizes no âmbito UnB, aplicados aos seus programas de pós-graduação, voltados para a área da saúde.
|