SA9.1 - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41644 - A IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA: DESAFIOS NA DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTO NO SUS THAÍS MAÍRA DE MATOS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA (SES/PB)., FELIPE PROENÇO DE OLIVEIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA (SES/PB)., DANIELLA GOMES DE BRITO CARNEIRO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PARAÍBA (SES/PB).
Período de Realização A experiência ocorre no período de janeiro de 2021 a abril de 2022.
Objeto da experiência O objeto desta experiência é a implantação do Núcleo de Investigação Científica (NIC) da Escola de Saúde Pública da Paraíba (ESP-PB).
Objetivos Compartilhar a experiência de implantação do NIC da ESP-PB de modo a discutir estratégias de gestão e organização de processo de trabalho desenvolvidas na para fomentar e gerir iniciativas de pesquisa e inovação no SUS da Paraíba.
Metodologia A Escola de Saúde Pública da Paraíba é criada em janeiro de 2021, com a tarefa de incentivar a pesquisa no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde. O NIC foi implantado junto com a ESP-PB, se constituindo enquanto uma estrutura ainda não existente no estado, ao organizar as iniciativas na área do SUS. Para tanto, foi necessário elaborar documentos institucionais, estruturar a equipe e constituir um novo processo de trabalho.
Resultados Foram elaborados o Regimento Interno e Plano de Desenvolvimento Institucional da ESP-PB, documentos que possibilitaram a construção da base institucional do NIC. Foi estruturada a equipe do NIC e por meio da construção coletiva foi possível aproximar de Instituições de Ensino (IE) e os serviços de saúde e gestão, implantando novo fluxo de autorização de pesquisa na rede estadual. Além disso, foram definidas linhas de pesquisa e realizado um inquérito epidemiológico da COVID-19 na educação.
Análise Crítica O principal desafio para implantação do NIC era a estruturação da equipe, sendo possível a partir de edital para pesquisadores. O processo de trabalho foi organizado a partir de espaços de troca, estudo e pesquisa de forma dialogada e horizontal. A implantação do fluxo de autorização de pesquisas permitiu maior aproximação dos pesquisadores e necessidades dos serviços, enquanto o Inquérito Epidemiológico foi uma pesquisa de campo de abrangência estadual e de grande relevância à saúde pública.
Conclusões e/ou Recomendações O desenvolvimento do NIC vincula-se a temas e objetos prioritários da área da saúde e educação, com foco nas melhorias dos processos de educação permanente em saúde, política, planejamento e gestão em saúde, atenção à saúde, vigilância e promoção da saúde. Está posto o desafio da implantação das linhas de pesquisa prioritárias para o SUS da Paraíba, fomentando a investigação científica e disseminação de conhecimento.
|