SA9.1 - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39375 - ANÁLISE DAS AVALIAÇÕES DA POLÍTICA DE PARCERIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO (2014-2022): UMA REVISÃO DE LITERATURA GABRIELA ROCHA RODRIGUES DE OLIVEIRA - UNICAMP, ANA LUCIA GONÇALVES DA SILVA - UNICAMP
Apresentação/Introdução As Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) partem do princípio do uso estratégico do poder de compra do Estado para o fomento da produção nacional associada às necessidades do SUS e representam um importante instrumento para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro. No entanto, pergunta-se: como identificar seu real alcance? Existem estudos capazes de avaliar a sua dimensão sistêmica?
Objetivos Construir uma revisão bibliográfica sistemática sobre os esforços de avaliação da política das PDP entre os anos de 2014 e 2022, mapeando os resultados já encontrados pelas pesquisas e as possibilidades de novos estudos.
Metodologia A pesquisa bibliográfica foi realizada em diversas bases acadêmicas e de instituições governamentais brasileiras, tais como Fiocruz e BNDES. Foram selecionados 28 trabalhos, a partir de termos específicos, todos com a temática central de avaliação das PDP. Neles destacaram-se os objetivos, o contexto geográfico e institucional, os métodos, os resultados, as conclusões e os encaminhamentos para futuros estudos. As avaliações foram divididas em quatro frentes de objetivos da política: compras do SUS, inovação, capacitação produtiva nacional e impactos sociais; e para cada uma delas fez-se um esforço de síntese dos avanços obtidos nos estudos e das possibilidades de novas pesquisas.
Resultados Todos os blocos de objetivos foram contemplados pelo material consultado, em diferentes abordagens. Além disso, também foram identificados trabalhos voltados à análise da arquitetura das PDP. A predominância metodológica foi a realização de estudos de caso baseados na aplicação de questionários e entrevistas. As principais limitações observadas nos estudos foram a ausência de disponibilidade de dados, impondo dificuldades para a obtenção de resultados empíricos robustos, e horizonte de análise restrito, não contemplando a política em dimensões nacionais. Diversas lacunas de avaliação foram encontradas em todos os blocos, indicando amplas possibilidades para a construção de novos estudos.
Conclusões/Considerações Identificou-se lacunas importantes nas informações disponíveis sobre os resultados, potenciais e limites das PDP. O caráter sistêmico da política representa um grande desafio para a sua avaliação, pois envolve diversas áreas e atores, com causalidades complexas entre si. No entanto, é essencial que isso possa ser enfrentado, para que se evidencie o real alcance da política diante dos seus objetivos e embasando caminhos para o seu aprimoramento.
|