SA9.1 - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39301 - INTEGRAÇÃO DO INSTITUTO AGGEU MAGALHÃES À REDE DE ESCRITÓRIOS DE PROJETOS DA FIOCRUZ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA MARIA DA PENHA RODRIGUES DOS SANTOS - FIOCRUZ, DANIELE SILVA DE MORAES VAN LUME - FIOCRUZ, MARIA LUIZA SILVA CUNHA - FIOCRUZ, SANTUZZA ARREGUY SILVA VITORINO - FIOCRUZ, MARIA APARECIDA DOS SANTOS - FIOCRUZ, ANAÍS LOPES DA COSTA - FIOCRUZ, PEDRO MIGUEL DOS SANTOS NETO - FIOCRUZ, ALESSANDRO GOMES DE SOUZA ARAÚJO - FIOCRUZ, FERNANDA PIMENTEL DE MELO - FIOCRUZ, ROBERTA FABIANA COSTA CAMPOS - FIOCRUZ
Período de Realização Trata-se de um relato de experiência ocorrida entre novembro de 2019 e abril de 2022.
Objeto da experiência O estudo tem, como objeto, as experiências de integração entre os escritórios de gestão de projetos da Fundação Oswaldo Cruz.
Objetivos Busca-se relatar a experiência de articulação entre o Escritório de Projetos do Instituto Aggeu Magalhães (IAM/Fiocruz Pernambuco) e a Rede de Escritórios de Projetos da Fiocruz enquanto elemento potencializador do alcance da sua missão institucional.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, do tipo relato de experiência, realizado no âmbito do Escritório de Projetos (EP) do IAM/Fiocruz Pernambuco. O período abrangeu novembro de 2019, com a criação de Rede de Escritórios de Projetos da Fiocruz, através da Portaria nº 6.539/2019, até abril de 2022. A narrativa ancora-se no objetivo da Rede, que é compartilhar experiências e boas práticas em gestão de projetos em Saúde Pública.
Resultados Para alcance de sua missão enquanto Instituto de ciência e tecnologia voltado para o SUS, o IAM/Fiocruz Pernambuco implantou o Escritório de Projetos, em 2014. Com a criação da Rede de EP, percebeu-se o amadurecimento de seus processos de trabalho, com a migração do modelo tático-operacional para o estratégico. Ademais, destaca-se o trabalho colaborativo junto a outros escritórios da instituição, com atuação relevante no fortalecimento da Rede e na interlocução com a alta gestão do IAM.
Análise Crítica O relato apresentado pode conter limites, como o período da experiência (menos de três anos), a subjetividade contida em qualquer narrativa, as condições afetivas e ideológicas do narrador (DALTRO; FARIA, 2019). Para minimizar esses limites, esse relato foi formulado e revisado coletivamente. Todavia, é evidente a superação dos obstáculos enfrentados pelo EP Fiocruz-PE, com o apoio e colaboração da equipe integrante desse Escritório, da alta gestão do IAM e, sobretudo, da Rede de EP da Fiocruz.
Conclusões e/ou Recomendações O amadurecimento do EP Fiocruz-PE reflete a importância de uma rede institucional colaborativa e atuante, especialmente num contexto de pandemia, como ocorreu nos últimos dois anos, agravado pelos cortes crescentes de recursos públicos para as instituições de pesquisa e saúde, tornando-se estratégica a atuação em gestão de projetos em Saúde Pública para consecução dos objetivos finalísticos de instituições, como a Fiocruz.
|