Sessão Assíncrona


SA9.1 - CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

38307 - APOIO ÀS AÇÕES DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE DA AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE SUPLEMENTAR. PROJETO PROADI-SUS, HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS.
ROBERTA DE FÁTIMA CARREIRA MOREIRA PADOVEZ, - HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS, RAFAEL LEITE PACHECO - HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS, CAROLINA DE OLIVEIRA CRUZ LATORRACA - HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS, ANA LUIZA CABRERA MARTIMBIANCO - HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS, RACHEL RIERA - HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS


Período de Realização
janeiro 2021 a maio 2022

Objeto da experiência
Projeto “Apoio às ações de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar”,

Objetivos
Apresentar as entregas do projeto “Apoio às ações de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar”, desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês, em colaboração com a ANS, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Metodologia
Estudo descritivo, conduzido no NATS do Hospital Sírio-Libanês como parte do projeto “Apoio às ações de Avaliação de Tecnologias em Saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar”, desenvolvido pelo Hospital Sírio-Libanês por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Resultados
As ações do projeto foram estruturadas em 6 eixos: avaliação crítica de propostas de cobertura submetidas ao Rol; desenvolvimento de ferramentas metodológicas para sistematização do processo de atualização do Rol; suporte metodológico aos técnicos da ANS para avaliação das propostas submetidas; suporte clínico para elaboração das diretrizes de utilização de tecnologia; capacitação da equipe da ANS em ATS e análises das contribuições recebidas nas consultas públicas(CP) das tecnologias propostas.

Análise Crítica
As entregas incluem:55 relatórios de análise crítica (RAC); 55 oficinas referentes aos RAC entregues; 55 relatórios de análise de CP; 55 oficinas referentes aos relatórios de CP entregues; atualização do guia para preenchimento da planilha de AIO; atualização do conteúdo da planilha de AIO; realização de 34 tutorias metodológicas e sobre aspectos clínicos relacionados à DUT; e um “Curso teórico de Saúde baseada em evidências - Análise crítica e interpretação de estudos na área de oncologia”.

Conclusões e/ou Recomendações
O projeto tem o potencial de contribuir para a escolha racional das tecnologias disponibilizadas aos usuários do setor de saúde suplementar, aprimorando a eficiência desse sistema e preservando sua consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS).