Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC9.2 - INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ATENÇÃO À SAÚDE

43149 - IMPLANTAÇÃO DE REVISTA ELETRÔNICA DE SAÚDE PÚBLICA NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE SAÚDE PÚBLICA DO SUS
JACYANE MELO DE OLIVEIRA SANTOS - ESPRN/SESAP, ION DE ANDRADE - ESPRN/SESAP, HUGO CESAR NOVAIS MOTA - ESPRN/SESAP, FLÁVIA ANDRÉA BELARMINO DE MEDEIROS - ESPRN/SESAP, CLÁUDIA FREDERICO DE MELO - ESPRN/SESAP, MARIA LIMA ALVES - SESAP, MARIA EUFRÁSIA FERREIRA RIBEIRO - CGTES/SESAP, INDIRA GOMES DO NASCIMENTO - ESPRN/SESAP, JOÃO MARCELO DA SILVA - ESPRN/SESAP, ÍNDIGO VERAS LOBO DE PAIVA - ESPRN/SESAP


Período de Realização
A Revista Diálogos em Saúde Pública (RDSP) foi lançada em 2021 com fluxo contínuo para publicações.

Objeto da experiência
A publicação da RDSP da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (ESPRN) com a missão primordial de disseminar produções científicas.

Objetivos
Incentivar a pesquisa em serviço, a divulgação de trabalhos científicos, de relato de experiência e boas práticas voltados às ações de saúde e suas dimensões na perspectiva da Educação Permanente em Saúde, dando alcance às ações de saúde no âmbito do SUS/RN.

Metodologia
A ESPRN impulsionou pelo escopo das suas atribuições a criação da RDSP. Desse modo, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) estabeleceu a estrutura editorial da revista por meio da portaria-sei nº 2527 em setembro de 2021. O Open Journal Systems foi a plataforma de publicação de periódicos de código aberto adotada por ser uma ferramenta abrangente capaz de gerenciar toda a sua submissão e fluxo de trabalho editorial e publicar seus artigos e edições online.

Resultados
Atendendo às perspectivas de disseminar conhecimentos e estimular a reflexão e o debate, apoiando o desenvolvimento científico de pesquisadores, profissionais e discentes, a revista com o seu número de estreia em 03/2022, trouxe 02 entrevistas, 02 artigos originais e 07 relatos de experiências das diversas áreas da SESAP no enfrentamento da pandemia COVID-19 no RN. Assim, deu-se início a consolidação da comunidade de autores, revisores e leitores interessados nos temas de interesse da revista.

Análise Crítica
A revista possibilitou um canal de divulgação científica dos trabalhos da escola, da SESAP-RN e do próprio SUS no RN. Este primeiro número, focado na covid-19, permitiu uma publicização do trabalho realizado no enfrentamento da pandemia no RN, o que é expandido pelo formato digital da revista em uma plataforma aberta de publicação, com acesso público e irrestrito a leitores e autores, dentro de uma a licença Creative Commons (CC) do tipo Atribuição/Uso Não Comercial/Sem derivações (BY-NC-ND).

Conclusões e/ou Recomendações
A publicação de conteúdos em diversos formatos aceitos pela RDSP possibilitará refletir significativa contribuição, por meio da formulação ampla, ao integrar às áreas da Saúde Pública e da Educação de interesse para o SUS, em busca de sinergia entre os fazeres institucionais e suas reflexões teóricas, fortalecendo a práxis em saúde, onde a experiência produzirá conhecimento científico e idéias inovadoras que se voltarão para a prática.