Comunicação Coordenada

22/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC9.2 - INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ATENÇÃO À SAÚDE

42702 - FELICIDADE E PERFIL ALIMENTAR: O PAPEL DO MAGNÉSIO, TRIPTOFANO E DAS FIBRAS.
TAIS MOALA - UNICAMP, LHAIS DE PAULA BARBOSA MEDINA - UNICAMP, MARILISA BERTI DE AZEVEDO BARROS - UNICAMP


Apresentação/Introdução
A associação entre saúde e a auto percepção de bem-estar e de sentimento de felicidade tem sido crescentemente relatada na literatura. Vários fatores têm sido identificados como promotores do sentimento de felicidade e, entre eles, a própria composição da dieta. O consumo adequado de alguns nutrientes tem se mostrado positivamente associado com maior prevalência de sentimento de felicidade.

Objetivos
Verificar se existe associação entre o consumo dos nutrientes, magnésio, triptofano e fibras com a frequência do sentimento de felicidade na população adulta de Campinas-SP.

Metodologia
Trata-se de um estudo transversal realizado com amostra de 1811 adultos, com 18 ou mais anos de idade, participantes dos inquéritos ISACamp e ISACamp-Nutri, realizados em Campinas-SP, em 2015. O consumo médio dos nutrientes foi obtido dos Recordatórios de 24h, processados no software NDS-R. A variável de ausência ou pequena frequência do sentimento de felicidade foi obtida com a questão “Nas últimas 4 semanas, durante quanto tempo o sr. (a) se sentiu feliz?”, considerando as respostas “nunca” e “uma pequena parte do tempo” para compor o indicador. As associações foram analisadas por meio de regressão linear múltipla com ajuste por sexo e idade.

Resultados
Menores consumos de magnésio (β=-30,34), de triptofano (β=-0,08) e de fibras (β=-1,13) foram detectados nos indivíduos que relataram ausência ou pequena frequência de sentimento de felicidade, indicando uma associação positiva entre felicidade e o maior consumo destes nutrientes. Estudos prévios apontam associação entre o consumo de magnésio e a redução de sintomas da depressão, melhorando o bem-estar emocional. Quanto ao triptofano, ele é conhecido como um precursor da serotonina, neurotransmissor que regula as emoções positivas no sistema nervoso central. As fibras, por sua vez, modulam a microbiota intestinal, contribuindo para aumentar a produção de serotonina.

Conclusões/Considerações
Os resultados revelam associação estatisticamente significativa do sentimento de felicidade com os nutrientes estudados, ressaltando a importância da realização de estudos que busquem avançar o conhecimento sobre o papel de nutrientes na promoção do bem-estar, também mental, dos indivíduos. O avanço dos conhecimentos nesta área possibilitará agregar novas recomendações nas propostas de promoção da alimentação saudável no âmbito do SUS.