22/11/2022 - 13:10 - 14:40 CC9.2 - INCORPORAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ATENÇÃO À SAÚDE |
38759 - AVANÇOS DO USO DE TECNOLOGIAS MHEALTH - CHATBOT DULI LIANA MARIA MORENO MOREIRA - UNIFOR, MARIA EDUARDA JUCÁ DA PAZ BARBOSA - UNIFOR, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA VIEIRA - UNIFOR, JOSÉ BRUNO MALAQUIAS - UNIVERSITY OF ARIZONA, RAIMUNDA MAGALHÃES DA SILVA - UNIFOR
Apresentação/Introdução A carência de conhecimento sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos dos adolescentes ainda permanece como um obstáculo à saúde sexual e reprodutiva desse grupo. Com avanço tecnológico, a comunicação ajusta-se a este cenário, intensifica o uso das tecnologias, a despeito da Inteligência Artificial do tipo Chatbots para disseminar informações e dialogar com humanos de forma eficiente.
Objetivos Este estudo elege como objetivo desenvolver uma tecnologia mHealth, na modalidade Chatbot, como ferramenta de ensino-aprendizagem sobre sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos para adolescentes.
Metodologia Foi realizada uma pesquisa bibliográfica seguida de uma pesquisa metodológica a respeito do Chatbot como ferramenta de aprendizagem. A proposta da construção dessa tecnologia aconteceu em quatro etapas. Na primeira, realizou-se uma pesquisa sobre as produções científicas para reiterar a relevância do tema. Na segunda, definiu-se a plataforma Dialogflow como ferramenta de criação da robô. Na terceira etapa, ocorreu o agrupamento de materiais do Ministério da Saúde e OMS sobre sexo seguro para compor a base de conhecimentos do chatbot. E por fim, na quarta etapa desenvolveu-se o protótipo, os elementos constitutivos, integração ao Whatsapp e o layout da DULI.
Resultados A robô foi programada em estrutura de árvore direcionando o usuário por diálogos semiestruturados, sobre: I. Mudanças corporais da puberdade; II. Sexualidade; III. Prevenção de gravidez indesejada e; IV. Infecções sexualmente transmissíveis. A linguagem utilizada pelo Chatbot foi elaborada para ser jovem, simples e compreensível e incorporando expressões nordestinas. Assim, os diálogos com a chatbot Duli tem o objetivo de garantir que a relação máquina-humano possa ser esclarecedora, pois a Duli é programada para responder de forma autêntica e fidedigna. A eficiência do seu sistema foi obtida com simulações realizadas durante o seu desenvolvimento, garantindo resultados satisfatórios.
Conclusões/Considerações O desenvolvimento da chatbot Duli contribui para ampliar o alcance da promoção da saúde sexual e reprodutiva. Outrossim, atenua a disseminação de fake news na medida em que auxilia o usuário a obter informações confiáveis, incentivando adolescentes a empoderar -se sobre a sua saúde. Logo, os chatbots podem ser considerados estratégia inovadora, acessível e tornam-se mais uma ferramenta para apoiar profissionais da saúde no processo de trabalho.
|