Sessão Assíncrona


SA8.3 - CUIDADO E POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS (TODOS OS DIAS)

44806 - SAÚDE DOS POVOS INDÍGENAS : DIALOGANDO SABERES E PRÁXIS NO AMBIENTE ACADÊMICO
MARIANA TAVARES ROCHA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, MÁRCIA GOMES MARINHEIRO COELHO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, ANTONIO RIQUELME MARTINS NEGREIROS - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, GERÍDICE LORNA DE MORAES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, MATHEUS MAIA GONÇALVES BRINGEL CORREIA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, LÍVIA ROCHA DE MIRANDA PINTO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, AMANDA VERÍSSIMO NUNES - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, KILVIA MARIA ALBUQUERQUE - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, NARAH CRISTINA MAIA TEIXEIRA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA, RAFAELA YASMINE DE SOUSA FERREIRA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA


Período de Realização

O trabalho foi realizado durante o período de Abril de 2022

Objeto da experiência
Rodas de conversa ocorridas no 1° semestre do curso de Medicina, sobre as políticas públicas de saúde, com foco na saúde das populações indígenas.

Objetivos
Relatar a experiência de alunos do primeiro semestre do curso de Medicina a partir da participação nas rodas de conversas sobre da Saúde Indígena, com a presença de representantes dos povos indígenas, gestores , docentes e profissionais de saúde.

Metodologia
Relato de experiência de caráter transversal, realizado a partir de 2 rodas de conversa. Após a acolhida com um canto indígena, apresentado por uma representante dos povos indígenas do Ceará, palestrantes da gestão e da assistência fizeram um resgate histórico-político-cultural, através de uma exposição dialogada, com o foco na saúde indígena, fortalecendo o respeito à cultura, aos saberes e dialogando com alunos e professores, refletindo e tirando dúvidas pertinentes ao tema.

Resultados
Durante as rodas de conversa, a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas, foi a ancoragem para as discussões, pautando o debate. Além disso, foi nítida a correlação com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e com o Método Clínico Centrado na Pessoa, abordados previamente em sala de aula, contribuindo para aproximar teoria e prática. Para o corpo discente, esse momento proporcionou a primeira aproximação com as necessidades em saúde dessa população.

Análise Crítica
A temática da saúde dos povos indígenas, necessita de forma urgente, de espaço na sociedade, proporcionando momentos de trocas de informações, experiências, reflexões e ressignificações no fortalecimento do respeito, da humanização e dos cuidados em saúde. Introduzir o debate no início da trajetória acadêmica permite descortinar e quebrar paradigmas, lapidando o olhar crítico-reflexivo e reforçando o papel de cada um na melhoria da assistência à saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
O debate quanto à saúde das populações vulneráveis é fortalecido no âmbito da saúde pública, ao ser introduzido no cerne das discussões em ambientes acadêmicos e espaços de formação dos profissionais de saúde. Conhecer a realidade fora dos muros protegidos das instituições de nível superior, abre espaço para mitigar os danos estruturais aos povos indígenas , através do olhar crítico-reflexivo.