Sessão Assíncrona


SA8.3 - CUIDADO E POPULAÇÕES VULNERABILIZADAS (TODOS OS DIAS)

40870 - ACERVO POHÃ NANA: ACESSO E PROTEÇÃO DO CONHECIMENTO TRADICIONAL PARA O CUIDADO EM SAÚDE
RENE DUARTE MARTINS - CAV/UFPE, KELEM NATALICE VILHARVA - UNICAMP/FIOCRUZ-PE, LUCIA PEREIRA - FIOCRUZ-PE, RAFAEL MATOS XIMENES - UFPE, JOHN TAYLOR CHAMORRO DE AQUINO - FIOCRUZ-PE, PAULO CESAR BASTA - ENSP, APARECIDA BENITES - FIOCRUZ-PE, ISLÂNDIA MARIA CARVALHO DE SOUSA - FIOCRUZ-PE


Apresentação/Introdução
O território tem forte ligação com a identidade de povos indígenas e comunidades tradicionais e é nele que esses conhecimentos se desenvolvem. O retrocesso brasileiro em relação ao reconhecimento das terras indígenas e de comunidades tradicionais afeta negativamente a produção e a transmissão dos conhecimentos tradicionais para as gerações futuras.

Objetivos
assegurar a preservação e difusão do conhecimento tradicional acerca das plantas medicinais utilizadas pelos indígenas Guarani e Kaiowá.

Metodologia
Pesquisa-ação com três linhas de atuação em sinergia: a) Formação dos indígenas para valorização e conservação do acervo Pohã Ñana. b) Bioprospecção de plantas do acervo (análise químicas e farmalógicas). c) Devolutiva por meio da construção de uma cartilha com os resultados da pesquisa e estímulo a preservação do patrimônio do acervo Pohã Ñana e dos dados de pesquisa coletados. A articulação entre os conhecimentos tradicionais e o conhecimento sobre patrimônio genético ocorreu por meio de debates sobre a Lei da Biodiversidade. Pesquisadores indígenas e representantes do Aty Guassu, e detentores do conhecimento tradicional construíram estratégias para preservação.

Resultados
Realização das análises químicas e biológicas de espécies selecionadas a fim de desenvolver estratégias para preservação, acessibilidade e proteção do conhecimento tradicional, bem como a repartição de benefícios oriundos da exploração econômica das plantas medicinais presentes no acervo. Construção de uma cartilha bilíngue Portugues-guarani em conjunto. Outro desdobramento do projeto foi a criação de um grupo de pesquisadores indígenas de todas as Aldeias pesquisadas que permitirá criar um conselho de curadores indígenas para realizar a seleção do material disponível no banco de dados para criação de um banco específico para os pesquisadores indígenas.

Conclusões/Considerações
Buscamos dar protagonismo aos detentores de conhecimento tradicional indígena, valorizando o trabalho em saúde realizado por eles e elas nas comunidades estudadas. Além disso, buscamos inserir de forma respeitosa e equânime os detentores de conhecimento tradicional nas ações desenvolvidas pelas equipes multidisciplinares de saúde indígena no DSEI do MS. As análises químicas e biológicas subsidiaram o debate para o uso das plantas medicinais.