Sessão Assíncrona


SA8.2 - A DIVERSIDADE EPISTEMÓLOGICA NA SAÚDE COLETIVA (TODOS OS DIAS)

41847 - A POTÊNCIA DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS: METODOLOGIA SULEADORA PARA A CONSTRUÇÃO DO GUIA PRÁTICO PARA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA
CAMILA MOREIRA FONSECA - UFRJ, KÁTIA ALESSANDRA MENDES DA SILVA - HUGG-UNIRIO/EBSERH, MARIANA FERNANDES BRITO DE OLIVEIRA - UFRJ, RUTE RAMOS DA SILVA COSTA - UFRJ, LUANA DE LIMA CUNHA - UFRJ, ADRIANA SANTOS DA SILVA - UFRJ, DEBORA SILVA DO NASCIMENTO LIMA - UFRJ, JORGINETE DE JESUS DAMIÃO - UERJ


Apresentação/Introdução
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estabelece atendimento diferenciado às comunidades quilombolas, seja através do orçamento financeiro, da priorização na compra de alimentos dos/as agricultores/as quilombolas e do atendimento de suas necessidades nutricionais. Porém, não há documento que apresente caminhos metodológicos para a adequação da alimentação escolar à cultura quilombola.


Objetivos
Compartilhar as etapas do processo de elaboração do Guia Prático da Alimentação Escolar Quilombola (GPAEQ).

Metodologia
As etapas consistiram em: (1) revisão documental dos arquivos do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Centros Colaboradores em Alimentação Escolar (CECANE) do estados brasileiros; (2) revisão integrativa da literatura científica sobre o tema “alimentação escolar quilombola”; (3) Mapeamento do PNAE em comunidades quilombolas; (4) identificação das potencialidades e desafios da execução do PNAE em comunidades quilombolas (CQ), a partir das narrativas de nutricionistas das equipes técnicas, merendeiras, representantes do conselho de alimentação escolar, diretores/as e quilombolas durante as rodas de conversa do 1º Encontro Nacional sobre Alimentação Escolar Quilombola (ENAEQ).


Resultados
No Brasil, há mais de 6 mil CQ e cerca de 2500 escolas quilombolas que recebem recursos diferenciados para o PNAE. Os documentos disponibilizados pelos acervos do FNDE e CECANES afirmam a garantia do direito à alimentação escolar aos/às estudantes quilombolas, porém não orientam sobre a execução de uma alimentação culturalmente adequada às CQ. A revisão integrativa evidenciou escassez de estudos sobre alimentação escolar quilombola e no conjunto encontrado (n=8) não havia referência às questões relativas à cultura alimentar. O 1 ENAEQ permitiu identificar potencialidades e desafios dos atores sociais na execução dos cardápios para atendimento às necessidades socioculturais quilombolas.


Conclusões/Considerações
A ausência de instrumentos suleadores dificulta a implementação de uma alimentação escolar quilombola que respeite sua cultura, tradições e seus hábitos alimentares. O GPAEQ pretende ser um material de orientação prática em nível nacional, para a execução de processos de implementação da alimentação escolar, com base na produção familiar local e proteção da cultura alimentar quilombola, respeitando as singularidades das regiões brasileiras.