SA8.2 - A DIVERSIDADE EPISTEMÓLOGICA NA SAÚDE COLETIVA (TODOS OS DIAS)
|
41766 - A INCLUSÃO DAS ARTES NO CUIDADO E NO ENSINO NA SAÚDE LEILA COFFY - UFRGS
Apresentação/Introdução Este projeto pretende subsidiar a estruturação de uma rede que propicie a conexão entre a saúde e as artes (cênicas, visuais, design, artesanato, literatura, cultura e artes on-line), partindo do pressuposto de que é uma relação benéfica para o indivíduo, após uma primeira busca por evidências.
Objetivos Cartografar ações que transversalizam arte, saúde e educação, existentes no âmbito da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, e identificar ações potenciais.
Metodologia Pesquisa qualitativa com o método cartográfico. Além da coleta de informações em publicações oficiais, serão realizadas entrevistas, um diário de campo e ações de formação sobre arte no cuidado e na educação em saúde para as residências da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde.
Resultados Como produtos, além de ações de formação para as Residências Multiprofissional em Atenção Primária à Saúde e Medicina de Família e Comunidade , um livro digital será elaborado para apoio das ações intersetoriais, com o material organizado a partir da investigação.
Conclusões/Considerações O contato com as artes, principalmente durante o bacharelado em Artes Visuais, cursado concomitantemente a atuação como enfermeira e imbricando-se nela, trouxe a percepção de que a maneira com que experimento a vida, mesmo cotidiana, se modificou após a experiência, o que me fez procurar estudos que estabelecessem esta ligação e partir do pressuposto de que a aproximação com a arte é essencial para uma experiência mais satisfatória na vida do indivíduo.
|