Sessão Assíncrona


SA8.2 - A DIVERSIDADE EPISTEMÓLOGICA NA SAÚDE COLETIVA (TODOS OS DIAS)

41562 - PROJETO MANAÓS E VIVÊNCIAS EM CAMPO DA “PESQUISA COM”: O PROTAGONISMO DE JOVENS MOBILIZADORES INDÍGENAS NA COMUNIDADE PARQUE DAS TRIBOS EM MANAUS, AMAZONAS
RANIELE ALANA LIMA ALVES - ILMD-FIOCRUZ/AMAZÔNIA, RODRIGO TOBIAS DE SOUSA LIMA - ILMD-FIOCRUZ/AMAZÔNIA


Período de Realização
Pesquisa em campo do Projeto Manaós: realizado entre 10 a 25 de fevereiro de 2022.

Objeto da experiência
Acompanhamento dos jovens indígenas em campo de coleta sobre perfil de saúde e socioeconômico da população indígena da Comunidade Parque das Tribos.

Objetivos
Fortalecer o protagonismo e atuação da juventude indígena na Comunidade e das suas lutas políticas em contexto urbano, construir coletivamente visibilidade para a Comunidade através da Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade – PPBC.

Metodologia
Trata-se de uma sistematização da experiência em campo do Projeto Manaós, que ocorreu na Comunidade Parque das Tribos, área urbana em Manaus/Amazonas. Baseado no método de Pesquisa Participativa baseada na Comunidade – PPBC, a fim de promover um trabalho colaborativo e com a participação ativa da comunidade foram selecionados dez jovens indígenas moradores da comunidade, para atuarem como pesquisadores no projeto na coleta de dados.

Resultados
Através de edital foram selecionados dez jovens indígenas, sendo seis mulheres e quatro homens. Dentre as normas estabelecidas pelo edital estava exigência de comprovação da atuação dos jovens em projetos na Comunidade, além disso, foi oferecida formação referente à aplicação dos questionários e procedimentos na coleta através do Curso de Atualização: Abordagem na Atenção Primária com Olhar às Populações Indígenas Residentes em Área Urbana.

Análise Crítica
Observou-se nas vivências com os jovens o papel que exercem na organização sociocultural da Comunidade, além do interesse frente às demandas apresentadas pela Comunidade que surgiram no decorrer da pesquisa e foram apresentadas através das rodas de conversas ao final da coleta. O conhecimento e o elo estabelecido pela juventude indígena com o seu território auxiliaram no diálogo entre a equipe de pesquisa junto a Comunidade e os demais atores envolvidos no cuidado em saúde aos povos originários.

Conclusões e/ou Recomendações
A luta pela saúde indígena em área urbana segue firmado pela juventude indígena que transformam estigmas identitários em protagonismo e empoderamento. O método PPBC no projeto Manaós, mostra a necessidade de tornar cotidiano pesquisas coletivas capazes de fazer mudanças na maneira de produzir conhecimento científico e promover diálogos efetivos entre saberes que reconheçam os povos originários produtores de saberes em seus territórios de vida.