SA8.2 - A DIVERSIDADE EPISTEMÓLOGICA NA SAÚDE COLETIVA (TODOS OS DIAS)
|
39324 - TRADUÇÕES DA EXPERIÊNCIA DE ADOECIMENTO A PARTIR DE TEXTOS LITERÁRIOS. WILLY DE SENA ALVES MARANHÃO - UNB, EMÍLIA CARVALHO LEITÃO BIATO - UNB
Apresentação/Introdução A experiência do adoecer está diretamente relacionada à interpretação das vivências cotidianas daquele que padece. O processo de experienciar não acontece no vazio: as experiências do adoecido ocorrem em meio a uma complexa e densa trama de fatores, internos e externos. Seria então possível estudar esse complexo fenômeno a partir da literatura ficcional?
Objetivos O objetivo do presente estudo é analisar a experiência do adoecimento em textos ficcionais literários a fim de observar se, e como, é possível criar significados para o processo de adoecer através da tradução dos signos que os enriquecem.
Metodologia O estudo segue o desenho de um ensaio teórico: um texto que busca através da argumentação filosófica responder a uma pergunta que neste caso é “É possível compreender a experiência do adoecer a partir de um relato retirado de um texto literário ficcional?” onde são analisados e comparados trechos dos livros A Culpa é das Estrelas, O Lado Bom da Vida e Malorie que relatam experiências de adoecimento.
Os estudos científicos já existentes buscam romper a membrana da literatura em direção à não ficção analisando o padecer dos seus autores a partir de seus textos, enquanto o trabalho atual pretende romper o tímpano da não ficção rumo ao literário estudando as experiências de seus personagens
Resultados Para Viesenteiner somente uma linguagem baseada em vivências pode expressar a grandeza humana e, consequentemente, seus frutos. Já Costa afirma que a vida é tão aproximada da ficção que as práticas biográficas são colocadas ao lado da fabulação, o caminho inverso pode ser tomado e, assim, ao traduzir seus signos, novos sentidos são gerados, novas interpretações nascem e a história é construída, demolida e reconstruída: são ultrapassadas as fronteiras entre a ficção e a não ficção.
Observou-se que tais relatos, ao serem vistos como experiência se tornam objetos passíveis de estudo e concedem a aquele que se permite ser tocado por eles uma autentica aproximação com a experiência de quem sofre.
Conclusões/Considerações Pelo estudo dos textos, da compreensão do que é um relato literário, o que é a experiência de adoecer e como seus sentidos podem ser criados e traduzidos na forma de literatura pelos seus diferentes autores, conclui-se que a ficção pode ser uma fonte rica de sentidos, sendo usada como instrumento para o entendimento da experiência de adoecer embora talvez não possa ser a única ferramenta para tal
|