Sessão Assíncrona


SA8.1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, SAÚDE MENTAL - VIVÊNCIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (TODOS OS DIAS)

44916 - A ARTETERAPIA NA VIDA DA GENTE: REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS DOS SIGNIFICADOS DA ARTETERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
MARIELLY DE MORAES - UFSC, CARINA DE LIMA FERREIRA - AMURT - AMURTEL, ADRIANA GOMES ZIMMERMANN FONTANELLA - AMURT - AMURTEL


Período de Realização
Este estudo relata uma abordagem que ocorreu em junho de 2022.

Objeto da experiência
O relato evidencia significados da Arteterapia para um grupo de mulheres que faz uso dessa prática no Sistema Único de Saúde.

Objetivos
O objetivo é apresentar as representações simbólicas e os significados que participantes de um grupo de Arteterapia desenvolvido na Atenção Primária à Saúde (APS) atribuem ao lugar que a Arteterapia passou a ocupar em suas vidas.

Metodologia
Desde março de 2022 Porto Alegre oferece Arteterapia na APS em parceria com a Associação Beneficente Amurt Amurtel. O trabalho acontece em um território vulnerável e oferece semanalmente grupos de Arteterapia. Este relato elucida registros simbólicos de participantes que, no 12º encontro, foram convidadas a expressar o significado da Arteterapia em suas vidas compondo uma pintura com tinta e relatando-a. Fizeram parte seis mulheres com idade entre 17 e 69 anos.

Resultados
As usuárias mencionaram os motivos que as fizeram chegar ao grupo: luto, tristeza, submissão, relacionamentos tóxicos, ansiedade, depressão, síndrome do pânico. Referiram olhar para suas produções em casa, lembrar, refletir e pôr em prática o que a Arteterapia desperta. Relataram olhar mais para si, encontrar-se, posicionar-se, fortalecer-se, iluminar-se, perceber encantamento nas coisas. O arco íris, A natureza, Renascer, Força e Luz, e Transformação foram os nomes dados às suas produções.

Análise Crítica
Em pouco tempo foi possível perceber o espaço importante que a Arteterapia passou a ocupar na vida de cada pessoa. O colorido das pinturas que simbolizam transformações vividas somado a falas representativas, tais como: “Aqui eu me encontrei. Eu consigo socializar mais com as pessoas. Eu adoro vir, participar, faz bem pra mente. A gente pode voar longe,” bem como as conversas e as mudanças perceptíveis relacionadas ao autoconhecimento, à autonomia, à autoestima afirmam a potência da Arteterapia.

Conclusões e/ou Recomendações
A presença da Arteterapia é bastante incipiente no SUS e ainda menos consolidada no âmbito da APS. Experiências como essa acentuam a importância dessa prática, reafirmando a necessidade de sua expansão dentro do SUS a nível da APS. A Arteterapia na APS converge resultados que envolvem a promoção e preservação da saúde numa perspectiva de integralidade, desenvolvimento da autonomia, humanização do cuidado e resolutividade a baixo custo.