Sessão Assíncrona


SA8.1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, SAÚDE MENTAL - VIVÊNCIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (TODOS OS DIAS)

44877 - QUALIDADE DA EVIDÊNCIA DOS ESTUDOS DE UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICS) NO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE
FERNANDO SOARES DA SILVA NETO - UFPB, ANTARES SILVEIRA SANTOS - UFPB, ALLANNA STEPHANY CORDEIRO DE OLIVEIRA - UFPB, WANDERSON INACIO MARTINS - UFPB, GABRIELLA DANTAS DOS SANTOS - UFPB, GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO - UFPB, WALLERI CHRISTINI TORELLI REIS - UFPB


Apresentação/Introdução
As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são consideradas intervenções qualificadas para o cuidado em saúde, incluindo prevenção de adoecimento mental em trabalhadores da saúde. As PICs vêm ganhando espaço de atuação no Brasil, porém é de relevância ímpar que seja realizada avaliação sistemática de qualidade das publicações existentes a fim de compreender o cenário de evidência científica.

Objetivos
Analisar a qualidade de evidência e o risco de viés existentes na literatura científica sobre a eficácia das PICs no estresse ocupacional, esgotamento profissional/burnout, ansiedade e depressão de profissionais da saúde.

Metodologia
O presente estudo tratou-se de uma Revisão Sistemática realizada com base no Preferred Reporting Items for Systematic review and Meta-Analysis (PRISMA). Foram utilizadas as bases de dados: PubMed, SCIELO, LILACS e BVS – PICS. A estratégia de busca foi elaborada combinando os descritores DeCS/MeSH, relacionados ao adoecimento mental e a utilização de PICs, com OR e AND. Foram incluídos ensaios clínicos, publicados nos últimos 5 anos, sem restrições de idiomas, disponíveis na íntegra gratuitamente. Foram excluídos estudos pilotos, monografias, dissertações, teses e estudos de viabilidade. Para análise da qualidade de evidência foi utilizada a escala GRADE e para risco de viés, a escala Jadad.

Resultados
A busca resultou em 1579 artigos. A triagem dos artigos pela leitura do título e resumo e a busca manual resultou em 129 artigos para a leitura completa e avaliação de elegibilidade. Ao final, 9 artigos foram incluídos para a análise de qualidade e risco de viés, seguido pela síntese qualitativa. A maioria dos estudos ocorreu com enfermeiros e em hospitais. Dentre as práticas integrativas utilizadas se encontram: óleos essenciais, auriculoterapia, mindfulness, musicoterapia, yoga, meditação e massagem. A qualidade da evidência dos estudos na escala GRADE variou entre baixa e moderada. A quantificação do risco de viés pela escala Jadad variou de 1 a 5, estando maioria (7 estudos) entre 4 e 5.

Conclusões/Considerações
Apesar da maioria dos estudos apresentar baixo/moderado risco de viés, a oscilação das escalas e o número limitado de indivíduos indicam a necessidade de novos estudos com boa qualidade metodológica para conclusões robustas sobre a eficácia das PICs na saúde mental de profissionais da saúde. Por fim, enfatiza-se a importância de incluir outros cenários de pesquisa e categorias profissionais a fim de garantir dados para diferentes realidades.