SA8.1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, SAÚDE MENTAL - VIVÊNCIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (TODOS OS DIAS)
|
43966 - IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE TERAPIA ARTÍSTICA ANTROPOSÓFICA EM CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZADO E COMPORTAMENTO IZABELLA MARANHÃO MONTEIRO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS, HELOÍSA CORDEIRO E SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, LARISSA SCHEEREN THOMAS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS, GABRIELA PONTES DE ANGELIS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS
Período de Realização O projeto foi implementado em abril de 2022, sem previsão para término.
Objeto da experiência Grupo de terapia artística antroposófica com crianças em de um bairro periférico do município de Florianópolis, Santa Catarina.
Objetivos Descrever a experiência sobre a implementação de um projeto de terapia artística antroposófica com crianças.
Metodologia Relato de experiência de um projeto de terapia artística antroposófica realizado em um Salão Comunitário de um bairro periférico de Florianópolis/SC. Participam do projeto uma residente multiprofissional em Saúde da Família, uma residente de Medicina de Saúde e Comunidade e uma médica de família e comunidade do Centro de Saúde do bairro. O público alvo inclui crianças de 7 a 9 anos que possuem dificuldades de aprendizado ou comportamento.
Resultados O projeto é coordenado pela médica de família e comunidade que possui formação em terapia artística antroposófica e que determina as atividades. A duração do grupo é de uma hora, iniciando-se com atividade de movimentos corporais, seguido da prática de terapia artística com giz de cera ou aquarela e finalizada com atividades lúdicas. Devido a recente implementação do projeto, a construção de vínculo ainda está em processo, entretanto percebe-se evolução das crianças no aspecto comportamental.
Análise Crítica Destaca-se como ponto forte do projeto a possibilidade dos profissionais captarem informações subjetivas e objetivas do comportamento das crianças por meio de práticas que estimulam a autoexpressão criativa, já que as produções artísticas das crianças oferecem informações ao terapeuta que poderiam não ser obtidas através de meios verbais. Além disso, ressalta-se a riqueza na discussão de cada caso entre as profissionais após o grupo, com compartilhamento de percepções e aprendizados.
Conclusões e/ou Recomendações Diante da restrição de acesso a serviços voltados para a avaliação e acompanhamento de crianças com atraso ou dificuldade de aprendizado e comportamento, o uso da terapia artística antroposófica na atenção primária atua como um recurso terapêutico adicional ao estimular criatividade e desenvolvimento de habilidades, além de oferecer informações ao terapeuta que podem beneficiar uma criança que necessita de intervenção e compreensão.
|