Sessão Assíncrona


SA8.1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, SAÚDE MENTAL - VIVÊNCIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (TODOS OS DIAS)

42120 - DIAGNÓSTICOS PSIQUIÁTRICOS INFANTIS: AS VÁRIAS VERSÕES/VISÕES DESTE FENÔMENO
MARTHA GERK PINTO CARNEIRO - IMS-UERJ


Apresentação/Introdução
Este trabalho parte da problematização dos diagnósticos psiquiátricos infantis inserido no debate das formas diferenciais da experiência da saúde e da doença entre diferentes atores sociais. Relativizando os discursos sobre a infância e valorizando as produções no Sul Global sob um olhar descolonial.

Objetivos
Fomentar o debate acerca dos diagnósticos psiquiátricos infantis, considerando não só o discurso médico-científico, mas a análise de sentidos específicos para as pessoas que vivem o fenômeno, com conceitos singulares de saúde e de doença.

Metodologia
Revisão bibliográfica, realizada a partir da eleição dos termos descritores para a busca bibliográfica. As palavras utilizadas foram diagnósticos psiquiátricos or diagnósticos psiquiátricos infantis or psiquiatria or saúde mental or nervos and infâncias or infâncias do sul global or grupos populares or usuários do SUS and antropologia or sociedade. As buscas ocorreram na biblioteca virtual em saúde, Lilacs, medline, bireme, scielo e google acadêmico. Utilizado o filtro a partir de 2004.Foram consultados ainda o livro da Eunice Nakamura intitulado “Depressão na infância” (2015) e o de Adam Rafalovich “Framing ADHD children” (2004).

Resultados
Foram encontradas 54 publicações relevantes. Destas 18 buscam compreender a infância partindo do norte global. Qualquer pesquisa com ou sobre crianças deve ter as concepções de infância que a perpassam. Na tentativa de uma relativização no conceito de infância universal foram encontrados 22 trabalhos no Sul Global. Tendo como objeto a saúde mental infantil foram 14 artigos, destes 7 abordam a depressão, como RIBEIRO (2012), 1 o TDAH (COLEMAN, 2009) e 1 os transtornos de humor (FARIAS,2011). ). Os discursos acerca da saúde mental infantil e portanto dos diferentes diagnósticos circulam informações que expressam visões distintas de adultos sobre crianças.

Conclusões/Considerações
Diferentes sentidos de diagnósticos psiquiátricos infantis foram identificados nos discursos de adultos sobre crianças, entretanto, coloca-se o desafio de compreender como as crianças são inscritas nesses discursos não apenas como objetos, também como sujeitos dessa relação. O seu lugar nesses discursos revela, ao mesmo tempo, seu lugar na família e na sociedade, de uma perspectiva interativa e relacional, como destacado em recentes estudos.