Sessão Assíncrona


SA8.1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, SAÚDE MENTAL - VIVÊNCIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (TODOS OS DIAS)

41670 - GRUPO DE AURICULOTERAPIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
LAYS SOUZA DE OLIVEIRA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, CAROLINA GESSINGER BERTÓ - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, LARISSA SCHEEREN THOMAS - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, PATRÍCIA MADALENA VIEIRA HERMIDA - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, FELIPE DELGADO DUARTE - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS, TATIANE SHIMANKO BUGS - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS


Período de Realização
Compreende o período de 01 de janeiro de 2019 a 31 de dezembro de 2021.

Objeto da experiência
Grupo de auriculoterapia de um Centro de Saúde do município de Florianópolis, Santa Catarina.

Objetivos
Descrever a experiência de um grupo terapêutico de auriculoterapia para usuários de um Centro de Saúde.

Metodologia
Relato de experiência de um grupo de auriculoterapia, implementada por profissionais de saúde e residentes multiprofissionais, capacitados para a mesma. Os encontros ocorreram uma vez por semana, com duração de uma a duas horas, sendo os atendimentos realizados por ordem de chegada dos usuários pela distribuição de senhas, sem limitação no número de atendimentos. Os locais dos encontros variaram do auditório e espaço externo da unidade do Centro de Saúde ao salão de uma paróquia do bairro.

Resultados
A idade dos participantes do grupo variou de cinco a 89 anos. Nos anos de 2019, 2020 e 2021 foram realizados um total de 528, 159 e 341 atendimentos de auriculoterapia em 27, seis e 19 encontros do grupo, respectivamente. A média de atendimentos foi de 19,7. Cabe registrar que os dados referentes ao ano de 2020 foram significativamente menores, o que se justifica pela cessação obrigatória das práticas coletivas como medida de distanciamento social, necessária no controle da pandemia de COVID-19.

Análise Crítica
A auriculoterapia é um recurso terapêutico advindo da Medicina Tradicional Chinesa e é uma prática integrativa e complementar ofertada pelo Sistema Único de Saúde. Realizada a partir do acolhimento do usuário e da estimulação de pontos específicos do pavilhão auricular, geralmente com a aplicação de sementes de mostarda. Busca a regulação do desempenho fisiológico do corpo, como tratamento principal ou complementar de alterações físicas e/ou mentais e de forma terapêutica ou preventiva.

Conclusões e/ou Recomendações
No Centro de Saúde em questão, a auriculoterapia implementada em encontros com grupo de usuários tem expressiva procura e uma boa aceitação. A oferta da auriculoterapia na modalidade grupal, amplia o acesso a uma terapêutica com evidências de qualificação do cuidado e de controle de queixas agudas e crônicas, possibilitando a integralidade do cuidado e a formação de vínculos, aspectos que justificam a sua recomendação na APS.