Sessão Assíncrona


SA8.1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, SAÚDE MENTAL - VIVÊNCIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (TODOS OS DIAS)

41322 - A EFETIVIDADE DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE NA REDUÇÃO OU CESSAÇÃO DO TABAGISMO : UMA REVISÃO INTEGRATIVA
CYNTHIA CAROLINE COSTA CLEMENTE - UFMG, MERY NATALI SILVA ABREU - UFMG, VANESSA ALMEIDA - UFMG


Apresentação/Introdução
As PICS são técnicas do cuidar tradicional caracterizadas por tecnologias de baixo custo e princípios de integralidade. O tabagismo, doença epidêmica, é causa de morbimortalidades. 50-80% dos fumantes que tentam parar de fumar não conseguem. Considerando a importância do uso e expansão das PICS como opção terapêutica, pergunta-se: há evidências sobre a a eficácia das PICS na cessação do tabagismo?

Objetivos
Buscar na literatura, evidências sobre a eficácia das PICS na redução/cessação do tabagismo, considerando os achados: efeitos (cessação e diminuição); tratamento principal ou secundário; PICS mais utilizadas para esse fim e lacunas do conhecimento.

Metodologia
Revisão integrativa realizada entre março e maio de 2022, utilizando as bases Pubmed, Web of Science e Scopus, com combinações dos seguintes descritores em inglês, espanhol e português: Abandono do Uso de Tabaco; Abandono do Hábito de Fumar; Smoking Cessation; Cese del Hábito de Fumar; Smoking Reduction; Terapias Complementares; Complementary Therapies; Terapias Complementarias; Terapias Complementares e integrativas; Práticas de saúde complementares e integrativas; Holistic Health e Salud Holística. Os critérios de inclusão foram artigos publicados nos últimos 10 anos.

Resultados
Encontrados 102 artigos: excluído duplicatas, restando 70 artigos. Após leitura de título e resumo, excluídos 50, e 4 após leitura do texto, resultando em 16 estudos para serem avaliados (04 revisões sistemáticas, 02 estudos de coorte/ transversal e 10 estudos experimentais). Acupuntura, auriculoterapia, hipnose e ioga são as PICS mais pesquisadas em relação à cessação do tabagismo. Os EUA lideram em pesquisas nessa área. A maioria dos estudos experimentais utilizaram as PICS como tratamento principal. Das PICS pesquisadas, a fitoterapia foi a mais eficaz em relação à diminuição da fissura e cessação do tabagismo. A maioria delas melhorou as taxas de abstinência e diminuição do tabagismo.

Conclusões/Considerações
A abordagem atual convencional para a cessação do tabagismo se utilizada com as PICS, aumenta a taxa de sucesso, principalmente em relação à abstinência. Dessa revisão conclui-se que há carência de estudos experimentais e investimento em pesquisas relacionadas à efetividade das PICS nessa área, considerando a diversidade dessas práticas, o saber tradicional e a importância da reflexão da expansão das PICS como saber racional e inclusivo.