Sessão Assíncrona


SA8.1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, SAÚDE MENTAL - VIVÊNCIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (TODOS OS DIAS)

41285 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE DO TRABALHADOR DA SAÚDE: CUIDANDO DO CUIDADOR NA PANDEMIA COVID-19
ISABELA DA SILVA CALDAS RODRIGUES - UNEB


Período de Realização
Realizado de abril a dezembro 2020 na pandemia do Sars-Cov 19 enquanto residente em saúde coletiva.

Objeto da experiência
Dados de uso de práticas integrativas e complementares no Centro de Testagem e Acolhimento a COVID-19 da Secretaria da saúde da Bahia.

Objetivos
O objetivo do relato é descrever os achados do uso de práticas integrativas e complementares no centro de acolhimento psicológico emergencial para trabalhadores da saúde, no período de estágio da residência em Saúde Coletiva.

Metodologia
Estudo descritivo dos achados do Centro de Testagem e Acolhimento- CTA, identificados nos Boletins Informativos Covid-19-Trabalhadores da Saúde, elaborados pela Secretaria da saúde da Bahia, no período de 28 de abril a 23 de dezembro de 2020. Foram incluídos dados dos 25 boletins mensais publicados no site da SESAB e que abordaram a oferta de práticas integrativas e complementares no centro de acolhimento psicológico emergencial para trabalhadores da Saúde da Bahia durante a pandemia.

Resultados
Foram ofertados serviços de acolhimento, orientação, primeiros cuidados psicológicos e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS). O serviço acolheu 2.419 trabalhadores no período do estudo, as PICS, realizadas na modalidade à distância, foram utilizadas em 119 atendimentos (BAHIA,2020). Os trabalhadores que ofertaram PICS já tinham formações prévias, por conta própria, e ofereceram-se para o serviço. O Reiki foi o serviço mais ofertado.

Análise Crítica
Os trabalhadores da saúde, na contramão do isolamento social trabalham no enfrentamento a pandemia. Assim, estão entre os mais vulneráveis infecção pelo SARS-Cov19, apresentando quadros elevados de tensão e stress psicológico. As PICS, realizadas na modalidade à distância, mostraram-se efetivas no cuidado em saúde neste cenário e foram procuradas como recurso terapêutico, mostrando expansão em todo o país (FIOCRUZ, 2020), com destaque para o uso de plantas medicinais, yoga e da meditação.

Conclusões e/ou Recomendações
O Conselho Nacional de Saúde recomendou uso de PICS associadas a tratamentos convencionais no tratamento do Covid-19. A adoção destes recursos terapêuticos auxilia a promoção de saúde e atuou no suporte a saúde mental dos trabalhadores durante a pandemia. Este fato, e a percepção de que práticas vitalistas mostram resultados, tem apontado para a necessidade de expansão e financiamento para a implementação da política nacional de PICS no SUS.