Sessão Assíncrona


SA8.1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, SAÚDE MENTAL - VIVÊNCIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (TODOS OS DIAS)

41135 - USO DE PLANTAS MEDICINAIS: RELATO DOS USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA
MÁRCIO ALVES MARÇAL - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E DO MUCURI – UFVJM, MICHELLE RIBEIRO DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO – UFPE, EWERTON PHILLIPE DO NASCIMENTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E DO MUCURI – UFVJM, GABRIELA COELHO DA CUNHA - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E DO MUCURI – UFVJM, JULIA MARTINS DE MENDONÇA - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E DO MUCURI – UFVJM, LEYDIANE APARECIDA RIBEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E DO MUCURI – UFVJM, LORENA-MARIE ULRIK PAVIE - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E DO MUCURI – UFVJM, SARAH MATOS COUTINHO - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E DO MUCURI – UFVJM, THAIS EMANUELE LIMA DE ANDRADE - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E DO MUCURI – UFVJM


Apresentação/Introdução
Introdução: O uso das plantas medicinais (PM) é uma das ações preconizadas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS. As PM e Fitoterapia passaram a ser usadas na atenção primária à saúde (APS), como mais uma forma de tratamento, valorizando também o saber popular. O uso das PM abriu uma porta para o aprendizado, sobre o tema, com os usuários da atenção básica.

Objetivos
Objetivo: Avaliar o conhecimento e o uso das PM pelos usuários da atenção básica atendidos em uma unidade da Estratégia da Saúde da Família (ESF).

Metodologia
Metodologia: Um total de 191 usuários participaram do estudo sendo 90% do sexo feminino e 10% do sexo masculino com idade média de 52,2 anos e desvio padrão de 12,4. As características dos participantes foram coletadas por um questionário sócio demográfico. Questionário com perguntas sobre os tipos de PM, para quais doenças são utilizadas, formas de uso e outras questões foi criado pelos pesquisadores. Pacote de análise estatística SPSS 19 foi utilizado para avaliar frequência absoluta e percentagem dos dados.

Resultados
Resultados: O uso das PM vem do aprendizado com familiares (54%) e com vizinhos e amigos (25%). Os usuários usam as PM para diferentes tipos de tratamentos sendo os mais frequentes: hipertensão, diabetes, dor de cabeça, calmante, gripe, diarréia, dor no estômago e cólicas. Um total de 45 diferentes espécies de PM foram listadas pelos usuários sendo as mais citadas: Capim Cidreira (Capim-Santo ou Capim-Limão), Hortelã, Camomila, Erva Cidreira (Melissa), Artemísia, Funcho, Boldo, Erva Doce e Romã. Quanto a forma de uso 76% preparam na forma de chá sendo a inalação e xarope outras formas utilizada. A maioria dos usuários (90%) desconhecem as contra indicações das PM.

Conclusões/Considerações
Conclusão: O estudo permite identificar as principais PM utilizadas, para quais doenças e a forma de uso. Informações que podem ser usadas pelos gestores para implementação do programa de uso de PM na atenção básica. Pode também ser utilizada para educar os profissionais da saúde e a população para uma correta utilização das PM e de conhecer o potencial de toxicidade de cada planta.