Sessão Assíncrona


SA8.1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, SAÚDE MENTAL - VIVÊNCIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (TODOS OS DIAS)

40851 - RELATO DE EXPERIÊNCIA: CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DE GRUPO DE YOGA EM UM BAIRRO PERIFÉRICO DE FLORIANÓPOLIS
RENATA CRISTINA DE PAIVA PACHECO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS, GUILHERME KERBER - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE FLORIANÓPOLIS, MERIANE FERRAREZZI CHIARI - PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS


Período de Realização
O processo de planejamento e implementação do grupo ocorreu de fevereiro a maio de 2022.

Objeto da experiência
Ampliar as possibilidades de cuidado com a oferta da prática de yoga aos usuários de um Centro de Saúde (CS) de Florianópolis.

Objetivos
Relatar a experiência de implementação de um grupo de prática de Yoga em um Centro de Saúde da Atenção Primária à Saúde no município de Florianópolis, Santa Catarina.

Metodologia
Dado que se dispunha de uma enfermeira capacitada para dar aulas de yoga e de residentes já praticantes, realizou-se reuniões para construção do grupo. Divulgou-se o grupo durante os atendimentos aos usuários no CS e via WhatsApp. Aos interessados, enviou-se um formulário online, a fim de identificar motivações e limitações. Iniciaram-se encontros semanais de 60-90 minutos, com meditação, posturas, exercícios de respiração e introdução à filosofia yogi, no salão paroquial do bairro.

Resultados
Conseguiu-se boa adesão da comunidade ao grupo proposto — média de 10 participantes por encontro, além de apoio institucional, com a liberação dos profissionais por 90 minutos semanais e a aquisição de 14 tapetes de yoga. Observou-se precocemente a boa frequência dos participantes e a heterogeneidade do grupo. Há representação dos gêneros e das idades: homens, mulheres, adolescentes, adultos e idosos.Viu-se já retorno positivo dos usuários quanto a aspectos emocionais e de melhora da mobilidade.

Análise Crítica
Prática milenar difundida no mundo por seus benefícios à saúde física e mental, a yoga foi incluída à Política Nacional das PICs pela portaria nº 849/2017. Um grupo é mais uma ferramenta de saúde e bem-estar para a comunidade. Ter profissionais familiarizados e capacitados na prática, uma população interessada, espaço e insumos facilitou o desenvolvimento do grupo, apesar de haver limitação das vagas pelo número de tapetes disponíveis.

Conclusões e/ou Recomendações
Vem se verificando êxito na implementação do grupo, com participantes assíduos, sentindo aumento do bem estar físico e mental. Nota-se a prática como ferramenta acessível e eficaz na promoção de saúde, ao estimular autocuidado, auto-observação, respeito a si mesmo e harmonia com o ambiente e a sociedade, conforme a filosofia e princípios do yoga. Frisa-se a importância de haver alguém preparada para guiar a prática, garantindo uma prática segura.