SA8.1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, SAÚDE MENTAL - VIVÊNCIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (TODOS OS DIAS)
|
40635 - O USO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS NO CONTROLE DO TABAGISMO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: UM ENFOQUE À AURICULOTERAPIA BRUNA CAROLINE HIRLE DE SOUZA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, CAROLINE TEIXEIRA MACIEL - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, JULIANA RIBEIRO DE MELLO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, SANY COSTA CAMARGO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, LUDMILLA BARBOSA BOMFIM DOS SANTOS - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, FABRICIA DOS SANTOS XAVIER - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, CLARA BEATRIZ TEIXEIRA LIMA CAVALCANTE - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, NATHALIA DOS SANTOS COUTINHO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, TAYNA LEONARDO DA SILVA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE, SAMARA DA SILVA NOGUEIRA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
Período de Realização Janeiro a Maio de 2022
Objeto da experiência O uso da auriculoterapia como prática integrativa e complementar no processo de tratamento do tabagismo a usuários na atenção primária carioca.
Objetivos Relatar a experiência da prática de auriculoterapia em pessoas tabagistas de uma Clínica da Família do Município do Rio de Janeiro por enfermeiras preceptoras e apresentar como essa terapia pode gerar mudanças positivas na vida dos pacientes.
Metodologia Trata-se de um relato de experiência desenvolvido por enfermeiras do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade do Município do Rio de Janeiro que observou a realização de auriculoterapia como uma prática benéfica para redução e cessação do consumo do tabaco em pessoas tabagistas na Atenção Primária à Saúde. Foram realizadas sessões semanais, 4 a 7 encontros em grupo ou individual, utilizando pontos auriculares (shen men, simpático, pulmão superior e inferior, fígado e rim).
Resultados Sabe-se que o tabagismo é considerado um problema de saúde pública, sendo a principal causa de morte evitável no mundo. Desta forma após a implementação notou-se que alguns usuários conseguiram parar de fumar somente com o uso da auriculoterapia, sem a necessidade de terapia medicamentosa. Toda semana foram estimulados os pontos, a fim de promover a liberação de substâncias que produzem a sensação de bem-estar e ansiedade reduzindo a necessidade de fumar e a ansiedade.
Análise Crítica A auriculoterapia se tornou uma ferramenta valiosa para o cuidado de forma integral durante esse processo, podendo estar associado a outros problemas de saúde conforme alguns relatos de usuários. Os relatos variaram entre a melhora da qualidade do sono e a redução do estresse. Vale ressaltar a importância desta prática avançada em saúde durante a consulta de enfermagem, que é um grande potencial na atenção primária à saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Perante o exposto pode-se analisar que é uma técnica que mostra-se efetiva na cessação do tabagismo sendo uma boa alternativa para ser utilizada. A técnica traz importantes contribuições pois possui baixo custo, além de ser não invasiva e de fácil aceitação entre os pacientes. É importante ressaltar que a utilização desse recurso tem um impacto econômico positivo direto na Saúde Pública, além de contribuir para a difusão da integralidade do SUS.
|