Sessão Assíncrona


SA8.1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, SAÚDE MENTAL - VIVÊNCIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (TODOS OS DIAS)

39494 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE: CONHECIMENTO, PERCEPÇÃO E PRÁTICA DE IDOSOS RESIDENTES NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
LETÍCIA SANTIAGO DO NASCIMENTO - UNIRIO, AYLEE DE SOUZA CORDEIRO - UNIRIO, CAMILLE GONÇALVES DE OLIVEIRA - UNIRIO, SHAIANE PEREIRA DE ARAÚJO - UNIRIO, THALIA JARDIM DOURADO - UNIRIO, ANDRESSA TEOLI NUNCIARONI - UNIRIO


Apresentação/Introdução
A transição demográfica impõe a utilização de estratégias combinadas de cuidado à saúde, como as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), as quais são ofertadas no SUS e contemplam todas as fases do ciclo da vida. Para os idosos, podem contribuir para a promoção da saúde, o envelhecimento ativo e saudável, a manutenção e recuperação da saúde e a prevenção de agravos.

Objetivos
Avaliar o conhecimento e a proximidade que a população idosa do município do Rio de Janeiro apresenta sobre as PICS; investigar se já realizaram ou realizam alguma PICS; compreender o impacto das PICS durante o período de pandemia de Covid-19.

Metodologia
Trata-se de estudo transversal, quantitativo, descritivo, exploratório. Os participantes foram homens e mulheres com idade igual ou superior a 60 anos, residentes do município do Rio de Janeiro (RJ), que possuíssem capacidade intelectual para responder por si mesmos sobre a participação no estudo e que tivessem acesso à internet por computador ou smartphone. Os dados foram coletados por meio de um questionário elaborado especificamente para esse estudo, o qual foi utilizado de maneira presencial e online. O presente estudo foi aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa da Instituição de Ensino Superior e da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

Resultados
Participaram 239 idosos, sendo 133 dentro da faixa etária de 60 – 69 anos, 169 eram do sexo feminino, 159 eram aposentados, 120 moravam na zona norte do município do RJ e 107 na Ilha do Governador. Sobre o perfil de saúde dos participantes, 155 eram hipertensos e 64 diabéticos. No âmbito das PICS, 113 sabiam o que são as PICS, sendo Yoga a mais conhecida (141) e Medicina Tradicional Chinesa a mais praticada (51). Sobre o acesso às PICS no SUS, 142 relataram que o desconheciam. Com relação ao impacto das PICS durante a pandemia, o benefício mais mencionado foi o de relaxamento (41). E a prática pela qual foi demonstrado maior interesse em conhecer foi o Yoga (42).

Conclusões/Considerações
Identificou-se o conhecimento e a percepção dos idosos sobre as PICS no município do RJ, além de investigar a realização dessas práticas. Também foi possível observar os impactos à saúde que essas práticas tiveram durante a pandemia da Covid-19. Além disso, conclui-se que o conhecimento sobre as PICS precisa ser disseminado para que a população idosa compreenda a importância dessas práticas na promoção da qualidade de vida e da saúde.