Sessão Assíncrona


SA8.1 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES, SAÚDE MENTAL - VIVÊNCIAS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS (TODOS OS DIAS)

38503 - MÚSICA EM CONSULTA GINECOLÓGICA: UMA ESTRATÉGIA DE RELAXAMENTO
MARIA EDUARDA JUCÁ DA PAZ BARBOSA - UNIFOR, LIANA MARIA MORENO MOREIRA - UNIFOR, TAYNARA CAETANO DA SILVA - UNIFOR, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA VIEIRA - UNIFOR, GEORDANY ROSE ESMERALDO - UNIFOR


Período de Realização
O presente estudo ocorreu entre agosto e novembro de 2021.

Objeto da experiência
Vivencia de graduandas de enfermagem durante consultas ginecológicas na atenção primária.

Objetivos
Relatar a utilização de repertórios musicais como técnica de relaxamento físico e mental em consultas ginecológicas de enfermagem como estratégia para intervir na baixa adesão ao exame.

Metodologia
Esse estudo se caracteriza como descritivo, do tipo relato de experiência que se respaldou nos referenciais teóricos da promoção da saúde por meio da utilização da música como prática integrativa e complementar (PIC), favorecendo o relaxamento de mulheres em consultas ginecológicas de enfermagem. Refere-se a vivências de graduandas no decorrer do Internato em Saúde Coletiva, no curso de Enfermagem da Universidade de Fortaleza, Ceará, no período de agosto a novembro de 2021.

Resultados
A baixa adesão ao exame ginecológico é recorrente nos serviços de saúde, fruto de mitos e tabus sociais. Acolher o público feminino com abordagem musical no exame preventivo contribui para modificar o cenário e promover bem-estar. Conjugado a isso, medo, ansiedade e dor são aliviados. O repertório musical versava sobre amor, alegria, esperança e vida, deslocando o sentido de adoecimento-sofrimento para centralizar na calma, relaxamento e outras perspectivas de atenção à saúde.

Análise Crítica
A adesão ao exame ginecológico preventivo pode correr por meio da confiança e segurança, com ampliação da procura. Nessa perspectiva, o uso da música mostra-se como uma prática que vem sendo introduzida na assistência à saúde devido aos seus benefícios. É uma forma de proporcionar conforto para os envolvidos, reduz tensões, angústias e medo, proporciona um cuidado e assistência humanizados, holísticos e fortalece os vínculos afetivos e sociais.

Conclusões e/ou Recomendações
O uso de músicas apresentou-se como processo efetivo e ajustado às necessidades do Sistema Único de Saúde, agregando valor à integralidade e a tríade corpo-mente-alma. O uso desta estratégia durante o exame ginecológico inspira profissionais de saúde a despertarem para inovar no modo de cuidar, resgatar a importância do acolhimento e humanizar estas ocasiões, e ainda, modificar a baixa adesão às consultas preventivas do câncer do colo do útero.