Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 13:10 - 14:40
CC8.3 - TEORIAS, METODOLOGIAS E EXPERIÊNCIAS EM SAÚDE EM CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS

41295 - O CUIDADO CULTURALMENTE ADEQUADO: ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A ASSISTÊNCIA PRÉ-NATAL A GESTANTES HAITIANAS
DANIELLE ICHIKURA OLIVEIRA - CRAI/FSP-USP, LUCIANE ANTUNES RIBEIRO RODRIGUES - STS PERUS, THAÍS CRISTINA COELHO HABIB - ARTICULADORA DE HUMANIZAÇÃO-SES


Período de Realização
Fevereiro de 2022 até o momento

Objeto da experiência
Desenvolvimento de uma cartilha informativa e culturalmente adequada sobre o pré-natal e saúde materna para mulheres haitianas em São Paulo.


Objetivos
Elaborar um material didático para apoiar a comunicação entre profissionais de saúde e mulheres haitianas, produzindo cuidado humanizado e integral, ultrapassando a barreira linguística e buscando melhorar os indicadores de mortalidade materna no território.


Metodologia
Foram realizados encontros sistemáticos presenciais entre trabalhadoras da Supervisão Técnica de Saúde de Perus, da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, da UBS Recanto dos Humildes, Articulação em humanização e do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI - Oriana Jara), para discutir estratégias de ação e planejar a confecção de material didático.


Resultados
A partir de uma construção coletiva foi organizada uma agenda de “sensibilizações” oferecidas para as equipes de saúde da UBS Recanto dos Humildes sobre a temática migratória e, ainda, diagnóstico dos desafios do território e orientações sobre o atendimento culturalmente adequado. Elaboramos uma cartilha com informações referentes ao período gestacional. Este material foi traduzido na língua Crioulo Haitiano através da parceria com um técnico de atendimento do CRAI, falante da língua.

Análise Crítica
A partir deste projeto em curso experienciamos a potência e a importância da construção coletiva de estratégias de cuidado em saúde, o benefício do envolvimento de diversos equipamentos públicos, neste caso, saúde e direitos humanos. Foi possível compreender que demandas específicas no campo da assistência extrapolam os saberes biomédicos e faz-se importante ampliar os conhecimentos também nas áreas sociais e humanas, através do encontro com outras estratégias de cuidado.

Conclusões e/ou Recomendações
O complexo contexto migratório na contemporaneidade demanda olhares sensíveis e comprometidos no âmbito da Saúde Coletiva, a experiência exposta se propõe a inspirar outros equipamentos de saúde para que mais materiais culturalmente adequados sejam confeccionados, traduzidos e distribuídos em busca do acolhimento e do cuidado integral de pessoas imigrantes no Brasil.