Comunicação Coordenada

23/11/2022 - 08:30 - 10:00
CC8.2 - PICS, SABERES POPULARES E NOVOS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS E NA SAÚDE COLETIVA

42949 - AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICS) SÃO EFICAZES NO CUIDADO EM SAÚDE MENTAL DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE?: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
ALLANNA STEPHANY CORDEIRO DE OLIVEIRA - UFPB, ANTARES SILVEIRA SANTOS - UFPB, FERNANDO SOARES DA SILVA NETO - UFPB, WANDRESOM INACIO MARTINS - UFPB, GABRIELLA DANTAS DOS SANTOS - UFPB, WALLERI CHRISTINI TORELLI REIS - UFPB, GERALDO EDUARDO GUEDES DE BRITO - UFPB


Apresentação/Introdução
Altos níveis de ansiedade e estresse no trabalho são uma preocupação na saúde dos trabalhadores, podendo impactar negativamente no bem-estar psicológico e social e levar ao desenvolvimento de transtornos mentais relacionados ao trabalho e afastamento das atividades laborais. As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) mostram-se como uma aliada para o cuidado na saúde mental do trabalhador.

Objetivos
Analisar a literatura científica quanto a pergunta de pesquisa PICO: “Qual a eficácia do uso das PICs no estresse ocupacional, esgotamento profissional/bournout, ansiedade e depressão em profissionais de saúde?”

Metodologia
Trata-se de uma Revisão Sistemática seguindo o Preferred Reporting Items for Systematic review and Meta-Analysis (PRISMA) realizada nas bases PubMed, SCIELO, LILACS e BVS – PICS a partir da combinação dos descritores DeCS/MeSH com OR e AND e busca manual. A seleção por títulos e resumos foi cega. Para leitura completa, os artigos foram distribuídos entre os pesquisadores e a decisão foi revisada pelo segundo pesquisador. Foram incluídos: publicação entre 2017-2022, idiomas espanhol, inglês e português, ensaios clínicos randomizados ou não randomizados e disponíveis na íntegra gratuitamente. Foram excluídos estudos pilotos, monografias, dissertações, teses e estudos de viabilidade.

Resultados
A busca resultou em 1579 artigos. A leitura do título e resumo e a busca manual resultou em 129 artigos para a leitura completa. Ao final, 9 artigos foram incluídos. Observou-se que nas análises pré e pós-intervenção com mindfullnes associado a musicoterapia, óleo de patchouli, yoga e massagem houve redução em sinais/sintomas de estresse. Exercícios de atenção plena demonstraram potencial para reduzir a incidência de burnout, estresse e ansiedade. Óleo de damasco e auriculoterapia com agulhas diminuíram a ansiedade. Mindfullness reduziu sinais/sintomas de depressão. Na análise intergrupo, não houve diferença significante em 4 estudos e em 1 mostrou diferença em estresse, mas não no burnout.

Conclusões/Considerações
Segundo os resultados dos estudos incluídos na presente revisão, as PICs podem auxiliar na melhoria do bem-estar psicológico em profissionais de saúde, reduzindo sinais/sintomas e incidência de transtornos mentais, contudo, novos estudos primários, com escalas padronizadas e boa qualidade metodológica, ainda são necessários para aprofundamento dos seus benefícios, principalmente nas análises intergrupos (grupo teste e grupo controle).