23/11/2022 - 08:30 - 10:00 CC8.2 - PICS, SABERES POPULARES E NOVOS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE NO SUS E NA SAÚDE COLETIVA |
39695 - PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA: IMPLEMENTAÇÃO DE NOVO MODELO DE ATENÇÃO E CUIDADO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE PARA USUÁRIOS DO SUS MÉRCIA MARIA DE SANTI - ESUFRN, AMANDA CAROLINE SILVA FREITAS - ESUFRN, ANNA KATYANNE ARRUDA SILVA E SOUZA - ESUFRN
Apresentação/Introdução Para prevenção de agravos, promoção e recuperação da saúde dos usuários do SUS, em Natal/RN, são oferecidas diversas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, associadas à medicina tradicional. Essa pesquisa está pautada no estudo sobre este modelo de atenção e cuidado e sua eficácia no Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
Objetivos Analisar a oferta das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde como um novo modelo de atenção e cuidado aos usuários atendidos pelo SUS, no Centro de Referência em Práticas Complementares (CERPIC) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal/RN.
Metodologia Trata-se de uma Pesquisa em saúde coletiva, descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, desenvolvida por discentes e docentes do curso de Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar da Escola de Saúde/UFRN. Foi desenvolvida no CERPIC, espaço de referência para atendimentos com as PICS aos usuários do SUS e de Pesquisa Interdisciplinar e Transdisciplinar em PICS no RN, fortalecendo a tríade ensino-serviço-comunidade. Para recolha dos dados foi realizado levantamento das PICS oferecidas aos usuários do CERPIC e aplicados 52 questionários semi-estruturados, para discutir a utilização das PICS no tratamento das doenças, efeitos e custo-benefício no cotidiano das pessoas.
Resultados Foi destacado o cuidado humanizado, a escuta qualificada e o acolhimento integral dos profissionais de saúde. 94,2% dos usuários identificaram a implementação das PICs como positiva, 51% sinalizaram a diminuição do uso de medicamentos, após a inserção das PICS, diferenciando assim do modelo biomédico. Os participantes associaram os fatores socioeconômicos aos motivos que levaram-nos a buscar tais tratamentos, destacando que a inserção das PICS no SUS possibilita ao usuário um atendimento com baixo custo, permitindo a população ter acesso a um novo modelo de cuidado que pode ser associado à medicina tradicional, com benefícios aos praticantes. 98% referiram melhora do processo saúde-doença.
Conclusões/Considerações O CERPIC exerce papel fundamental para usuários que buscam um novo modelo de cuidado, centrado numa abordagem de cuidado integral (corpo, mente e espírito), assegurando atendimento, acompanhamento, reavaliação e acolhimento nas práticas individuais e coletivas. A maioria dos profissionais de saúde reconhecem positivamente as PICS como ações complementares, que contribuem para o autocuidado, promoção de saúde e qualidade de vida.
|