SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44929 - INSERÇÃO DO BACHAREL DE SAÚDE COLETIVA EM UMA EMPRESA DE AUTOGESTÃO EM SAÚDE JULIMAR DE FÁTIMA BARROS E BARROS - CASSI, FERNANDA DA SILVA ALVES - CASSI, THEREZA CRISTINA DE SOUZA MARECO - CASSI, WEVERTON VIEIRA DA SILVA ROSA - FGV - BRASÍLIA, CAIO WILLIAM BATISTA DOS SANTOS - ASSEFAZ, LIZ FONTENELLE BASTOS - CASSI, ANTONIO CIPRIANO NETO - CASSI
Período de Realização 2017 a 2022
Objeto da experiência Atuação do bacharel em Saúde Coletiva na Caixa de Assistência do Banco do Brasil.
Objetivos Relatar a atuação dos egressos da graduação de Saúde Coletiva em uma empresa de autogestão de saúde através da descrição das possibilidades de atuação dos egressos e dos avanços e desafios da inserção desses profissionais nesse espaço.
Metodologia Relato de experiência descritivo sobre as diversas atuações dos autores em suas áreas de trabalho da empresa, todas estas correlacionadas a APS. Para tanto, buscamos as vivências profissionais dos sanitaristas na autogestão desde suas inserções até o presente momento, foi realizado discussão teórico e troca de experiências das diversas práticas de atuação dos autores na instituição.
Resultados A partir das experiências relatadas pelos autores em sua inserção de bacharel de saúde coletiva na empresa de autogestão em saúde, foi enfatizada a importância desses profissionais na conexão e efetividade nos diferentes cenários de processos de trabalho, estes que propiciam conhecimento, olhar ampliado e garantindo a potencialidade da inovação da rede de saúde e qualidade dos serviços ofertados.
Análise Crítica Este estudo trata-se de um recorte realizado pelos autores do trabalho e para demais constatações e novas evidências é necessário a realização de outros estudos.
Conclusões e/ou Recomendações A atuação dos sanitaristas nesta empresa transita por diversos espaços, entre eles na área de formulação e planejamento de ações de saúde, no desenvolvimento de estudos e avaliações sanitárias e econômicas, no dimensionamento de planos de saúde, na educação permanente e na oferta de serviços da autogestão.
|