Sessão Assíncrona


SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

44310 - DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO EM SAÚDE: CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO E DIVULGAÇÃO DE CONHECIMENTOS NO BRASIL, 2010-2020
DESIRÉE DOS SANTOS CARVALHO - UFG, ELISABET PEREIRA LELO NASCIMENTO - UFG, VÂNIA MARIA CORRÊA BARTHMANN - UFG, MARIA HELENA PEREIRA LOPES - UFG, JÚLIO CÉSAR DE MORAES - UFG, SILVIA APARECIDA MARIA LUTAIF DOLCI CARMONA - UFG


Apresentação/Introdução
O dimensionamento da força de trabalho em saúde é compreendido como método de previsão de profissionais para atender às diretrizes e objetivos dos serviços de saúde. Desponta como ferramenta estratégica para o planejamento e a gestão do trabalho em saúde e um dos dispositivos utilizados para promover a organização e a qualificação da atenção prestada aos usuários.

Objetivos
Este estudo bibliográfico busca apresentar o estado da arte da produção de conhecimentos sobre o planejamento e dimensionamento da força de trabalho em saúde, do período entre 2010 e 2020.


Metodologia
Realizou-se a caracterização quanti e qualitativa dos dados revelados na fase exploratória de uma revisão integrativa, levantando a literatura indexada nas bases CAPES, BVS e Google Acadêmico. Os 113 materiais incluídos foram agrupados, conforme suas principais características: ano de publicação, tipo de material, autores mais frequentes, instituições que produziram e palavras-chave.


Resultados
A maior produção foi encontrada nos anos de 2011 e 2020 e os autores mais frequentes são enfermeiros. Destacam-se produções provenientes das instituições públicas, especialmente da USP e UERJ.. Os achados evidenciam também a diversidade de formas (artigos, monografias e outros) com que se exibem os conhecimentos publicados sobre o tema, sendo o agrupamento “outros” o que apresentou maior variação na estrutura e adensamento teórico-metodológico dos textos. A maioria destes verte das práticas inovadoras no âmbito dos serviços, foi escrita por profissionais e gestores locais que teorizam sobre suas experiências e conectam-se fortemente com as diretrizes do SUS.


Conclusões/Considerações
Embora a maioria focado na enfermagem, encontrou-se discussões sobre diversas profissões e experiências de dimensionamento nos três níveis de atenção à saúde, na vigilância e em áreas de apoio e governança. O estudo possibilita identificar e compartilhar informações sobre as instituições, os autores em destaque e as lacunas na produção e disseminação de conhecimentos sobre o tema, contribuindo para priorização de novas pesquisas.