SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
44166 - IMPLANTAÇÃO DA FICHA DE ACOMPANHAMENTO DA FARMACOTERAPIA PARA PACIENTES ACOMPANHADOS PELOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO MUNICÍPIO DE NITERÓI LEANDRO DE OLIVEIRA PARANHOS - FESAÚDE, STEFANIA DOS SANTOS SOARES - FESAÚDE, ANAMARIA SCHNEIDER - FESAÚDE, FRANCINE RAMOS DE OLIVEIRA MOURA AUTONOMO - FESAÚDE, MÍRIAN RIBEIRO CONCEIÇÃO, BRENA GABRIELLA TOSTES DE CERQUEIRA - FESAÚDE, KESIA REGINA SOUZA CARNEIRO DE ALMEIDA - FESAÚDE, SABRINA DA COSTA REGO - FESAÚDE, PEDRO ANDRADE SÁ CORRÊA - FESAÚDE
Período de Realização O relato refere-se à experiência vivenciada entre os meses de outubro de 2021 a janeiro de 2022.
Objeto da experiência Tem como objeto a implantação da Ficha de Acompanhamento da Farmacoterapia de pacientes tratados nos Centros de Atenção Psicossocial de Niterói.
Objetivos O objetivo é descrever a experiência da implantação da Ficha de Acompanhamento da Farmacoterapia de pacientes tratados nos CAPS. A ficha ajuda a acompanhar a evolução da estratégia farmacológica definida para o paciente, bem como a revisão do tratamento medicamentoso, a sua adesão e dispensação.
Metodologia Uma conversa inicial foi realizada com os farmacêuticos dos serviços sobre a proposta da ficha. Em seguida, a ficha foi construída com base nos parâmetros discutidos. Os farmacêuticos apresentaram a primeira versão à equipe de saúde. Após ajustes realizados, a ficha foi inserida no processo de trabalho dos profissionais da unidade.
Resultados A ficha foi gradativamente implantada no serviço, ficando arquivada na farmácia da unidade e à disposição de todos os membros da equipe. Além dos medicamentos, todas as observações quanto as estratégias de adesão, uso e histórico de problemas relacionados ao medicamento (PRM) ficam nelas registradas. O paciente ao chegar na farmácia, as mesmas são consultadas para orientação do usuário e separação dos medicamentos. Por fim, a dispensação é então registrada na ficha.
Análise Crítica O processo de implantação da Ficha de Acompanhamento da Farmacoterapia tornou-se uma referência para os membros da equipe. As fichas ficam acessíveis facilitando a sua atualização, onde todas as observações relacionadas ao uso do medicamento passaram a ser registradas, contribuindo para a comunicação entre profissionais. Tais informações auxiliam no manejo dos medicamentos ao paciente, incluindo as situações de crise. Essa medida passou a contribuir para a qualificação do cuidado.
Conclusões e/ou Recomendações Embora a implantação da ficha tenha exigido um esforço da equipe para manter o registro das informações, o feedback foi positivo no que diz respeito a consulta do arquivo e informações que auxiliam na compreensão do caso, bem como as estratégias utilizadas para a adesão do paciente ao tratamento.
|