Sessão Assíncrona


SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43982 - DESENVOLVIMENTO DE UM DASHBOARD COM INDICADORES ESTRATÉGICOS PARA GESTÃO DE UMA MATERNIDADE
ADRIANO RODRIGUES DE SOUZA - ESTÁCIO CANINDÉ/ UECE, ANGELA ROCHA MAPURUNGA - UECE, ALINE RODRIGUES FEITOZA - UNIFOR, FRANCISCO DAS CHAGAS DOURADO DE BARROS - SMS CAUCAIA, ELANE MENDES - UECE/INTA, EVELYNE RODRIGUES FEITOZA - SESA/CEARÁ


Apresentação/Introdução
A gestão atual requer gestores atualizados na informação- decisão. Diante disso, a definição e acompanhamento de indicadores estratégicos possibilita a organização de metas para um processo de monitoramento constante. Os desafios da gestão em saúde justificam a iniciativa de desenvolvimento de um painel de controle, dashboard, que permita a produção de resultados rápidos e úteis.

Objetivos
Desenvolver um dashboard com indicadores estratégicos para gestão de uma maternidade.

Metodologia
Estudo metodológico em seis etapas revisão da literatura PICO; aplicação do CANVAS e Matriz SWOT; definição dos indicadores estratégicos; elaboração de um dashboard; validação da aparência do dashboard pelos juízes; Avaliação da usabilidade pelos especialistas. Estudo realizado de jan/21 a agosto/21, desenvolvido em uma maternidade pertencente à rede pública de saúde do estado do Ceará. Participaram da pesquisa funcionários representantes da cadeia operacional do macroprocesso da maternidade, alguns tinham participação direta na gestão e outros são colaboradores assistenciais. O projeto de pesquisa foi submetido à apreciação da Plataforma Brasil, tendo sido aprovado 42020721.9.0000.5534.

Resultados
Para construir o Dashboard, os indicadores foram estruturados no Excel, tendo como forma o kanban, base de dados alimentados diariamente. A construção do dashboard foi usado a metodologia Business Intelligence, através do Power BI da Microsoft. A partir dos indicadores definidos e de acordo com a capacidade que dispõe a maternidade, foi elaborado o dashboard, a atualização semanal dos indicadores irá permitir ao gestor a tomada de decisão visando corrigir não conformidades em tempo real, evitando um gap de tempo de resposta. O dashboard foi composto por quatro abas, contendo: número total de procedimentos realizados, tipos de procedimentos, período de admissão do paciente na maternidade.

Conclusões/Considerações
Conclui-se que o dashboard se encontra apto à utilização pelos gestores da maternidade, podendo contribuir de forma prática e efetiva na gestão, gerando oportunidades de melhorias e se aplicadas, podendo gerar benefícios reais ao sistema de saúde e aos seus usuários, assim como apresenta uma metodologia de fácil construção podendo ser multiplicada em outras áreas do negócio saúde.