Sessão Assíncrona


SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

43770 - RELAÇÕES DE TRABALHO DE GERENTES DE UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE: O CENÁRIO DE UMA CAPITAL DO NORDESTE
MARCOS HENRIQUE OLIVEIRA SOUSA - FMUSP/UFPE, MARIA TATIANE ALVES DA SILVA - FIOCRUZ-PE, LUCIANO BAIRROS DA SILVA - UAB/UNCISAL


Apresentação/Introdução
Com o objetivo de contribuir para o aprimoramento e qualificação do processo de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Ministério da Saúde instituiu, em 2017, os gerentes de Atenção Básica. No entanto, apesar desta inclusão oficial junto ao serviço de saúde, ainda é incipiente o detalhamento de suas atribuições e as relações de trabalho as quais estão imersos.

Objetivos
Identificar a percepção dos gerentes de UBS sobre as relações de trabalho que estão inseridos.

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, desenvolvida com oito gerentes de UBS que apresentavam o modelo exclusivo de Estratégia de Saúde da Família. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Maceió - AL, entre novembro de 2018 a janeiro de 2019. Para produção de dados utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada, onde o roteiro das perguntas foi construído pautando o processo de trabalho dos gerentes de UBS presentes na Política Nacional de Atenção Básica. Por fim, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin como metodologia de análise dos dados.

Resultados
Da dimensão das relações trabalhistas, emergiram as seguintes categorias: lotação no cargo – apresentando os modos de acesso a função; necessidade de formação – apontando as dificuldades para gerir umas UBS e a consequente necessidade da preparação para a função; jornada de trabalho – relatando o modo como é experenciada a jornada laboral na UBS e; vencimento – apresentando as ponderações a respeito do valor mensal que recebem pela função que desempenham.

Conclusões/Considerações
No âmbito da Atenção Básica, os serviços de saúde vêm passando por uma reestruturação do cuidado em saúde, sendo os gerentes de UBS fundamentais para organização e gestão dos serviços. Nesse contexto, a percepção dos gerentes acerca das relações de trabalhos foi essencial para identificar as fragilidades e potencialidades do processo de trabalho, direcionando as decisões em saúde.