SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43357 - A PRÁTICA DA AURICULOTERAPIA COMO DISPOSITIVO DE CUIDADO NA GESTÃO TÁLIA CRISTINA DE LIMA - UFPE - CAV, TAMARES DIAS BANDEIRA - ASCES - UNITA, JANAINA KALLINE DE OLIVEIRA - SMS JABOATÃO DOS GUARARAPES, AGUINALDO SOARES DO NASCIMENTO JÚNIOR - UFPE- CAV
Período de Realização Realizado em 08/11/2021 á 26/11/2021
Objeto da experiência A prática da auriculoterapia em trabalhadores da saúde
Objetivos Promover ações estratégicas de Promoção da saúde, contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos profissionais de diferentes categorias da Secretaria Municipal de Saúde de Bom Jardim – PE.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, onde foi utilizado um questionário acerca das condições de saúde de cada participante e suas principais queixas. Ao todo participaram 15 profissionais que exercem algum tipo de atividade na secretária. A ação ocorreu durante o turno da manhã, sendo aplicada semanalmente por uma sanitarista então Residente Multiprofissional de atenção Básica e saúde da família da ASCES UNITA.
Resultados O N amostral apontou para a identificação de algumas patologias e estágios emocionais alterados como ansiedade, estresse e preocupação além de problemas crônicos e agudos a exemplo da lombalgia, cefaleia e dores articulares nos membros superiores e inferiores, característicos de trabalhos repetitivos e com grande grau de estresse. Todos os relatos após a aplicação indicaram melhora e alivio das queixas e sintomas mencionados durante a aplicação da terapia.
Análise Crítica O processo de trabalho dentro da Secretaria Municipal de saúde (SMS) é permeado pelo ritmo acelerado, movimentos repetitivos, trazendo consequências para saúde dos profissionais, visto que a uma grande demanda de serviço, sendo assim foi observado a ausência de estratégias e ações voltadas para a Saúde do trabalhador, que deveriam ser feitas para diminuição de patologias causadas pelo ambiente de trabalho.
Conclusões e/ou Recomendações A auriculoterapia dentro da assistência a saúde implica em um cuidado não evasivo e com auto grau de benefícios para aqueles que a utilizam, demonstrando, portanto a importância da implementação nos serviços de saúde como alternativa complementar.
|