Sessão Assíncrona


SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42908 - IMPLANTAÇÃO DA COMISSÃO DE REVISÃO DE PRONTUÁRIO NAS UNIDADES DA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE NITERÓI- UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA
STEFANIA DOS SANTOS SOARES - FESAÚDE, ANAMARIA SCHNEIDER - FESAÚDE, BRENA GABRIELLA TOSTES DE CERQUEIRA - FESAÚDE, MÍRIAN RIBEIRO CONCEIÇÃO - FESAÚDE, PEDRO ANDRADE SÁ CORRÊA - FESAÚDE, SABRINA DA COSTA REGO - FESAÚDE, INGRID MAIA GOMES BOAVENTURA - FESAÚDE, KESIA REGINA SOUZA CARNEIRO DE ALMEIDA - FESAÚDE, TATIANA DO REGO DE BONIS ALMEIDA SIMÕES - FESAÚDE, ADELSON BRUNO DOS REIS SANTOS - FESAÚDE, STEFANIA DOS SANTOS SOARES - FESAÚDE, ANAMARIA SCHNEIDER - FESAÚDE, BRENA GABRIELLA TOSTES DE CERQUEIRA - FESAÚDE, MÍRIAN RIBEIRO CONCEIÇÃO - FESAÚDE, PEDRO ANDRADE SÁ CORRÊA - FESAÚDE, SABRINA DA COSTA REGO - FESAÚDE, INGRID MAIA GOMES BOAVENTURA - FESAÚDE, KESIA REGINA SOUZA CARNEIRO DE ALMEIDA - FESAÚDE, TATIANA DO REGO DE BONIS ALMEIDA SIMÕES - FESAÚDE, ADELSON BRUNO DOS REIS SANTOS - FESAÚDE


Período de Realização
O relato refere-se à experiência vivenciada entre os meses de novembro de 2021 e maio de 2022. 

Objeto da experiência
Tem como objeto a implementação da Comissão de Revisão de Prontuário (CRP) nas unidades da RAPS do município de Niterói.

Objetivos
Descrever a experiência da implantação das CRP como indicador de desempenho do contrato de gestão da FeSaúde com a SMS e disparador dos processos de qualidade dentro dos serviços a partir do acompanhamento e análise dos prontuários gerados pelos profissionais das unidades da RAPS em Niterói/RJ.

Metodologia
O primeiro ciclo da implantação se deu como projeto piloto em uma unidade (entre novembro/2021 e março/2022), com finalidade de uniformizar variáveis e métodos de cadastro entre os serviços CAPS; analisar adequação da coleta de informações sobre os usuários; orientar o processo de elaboração e revisão dos Projetos Terapêuticos Singulares (PTS); orientar a classificação de risco. Testada a metodologia e feitos os ajustes necessários, foi replicada em três unidades a partir de abril/2022.

Resultados
A CRP disparou e qualificou o processo de atualização dos cadastros, classificação de risco e elaboração do PTS, indicadores previstos no Contrato de Gestão firmado pela FeSaúde. Durante o piloto, no primeiro mês 30% dos prontuários foram atualizados, desses 10% foram avaliados pela CRP, seguindo a mesma proporção nos meses seguintes o que levou a atualização de 90% de cadastros em 3 meses. A etapa de feedback impulsionou a implementação de estratégias de melhorias, qualificando o serviço.

Análise Crítica
Um dispositivo inovador na atenção psicossocial, a CRP induziu a equipe a perceber os prontuários como documentos fundamentais para o registro das ações de saúde; instrumento de comunicação entre profissionais de saúde; meio pelo qual se viabiliza a longitudinalidade do cuidado, apoio a assistência, vigilância epidemiológica; para desenvolvimento do ensino e da pesquisa e respaldo administrativo e jurídico às ações de cuidado.

Conclusões e/ou Recomendações
Embora a implantação da CRP seja uma direção do CFM, nos serviços da RAPS esse dispositivo, inicialmente, pode ser visto como burocrático, porém durante a implantação do projeto piloto, o feedback da equipe foi positivo por facilitar a organização do processo de trabalho, sistematizar as práticas e viabilizar a discussão de casos complexos, e estimular a construção do projeto terapêutico singular.