Sessão Assíncrona


SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

42854 - IMPLEMENTAÇÃO DO REGISTRO DE FREQUÊNCIA ELETRÔNICO: UMA VIVÊNCIA NO NÍVEL CENTRAL DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE
INGRID BEATRIZ DA SILVA - SESAP/RN, LUIZ RENATO SILVA DE MELO - SESAP/RN, ELENIMAR COSTA BEZERRA - SESAP/RN, MARIA APARECIDA DIAS - UFRN


Período de Realização
Esta vivência foi realizada no período de novembro de 2021 a março de 2022.

Objeto da experiência
A implementação do registro de frequência eletrônico no Nível Central da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

Objetivos
O objetivo desta experiência foi a implementação do registro de frequência eletrônico, através da efetiva utilização de um sistema de ponto eletrônico, no Nível Central da Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

Metodologia
Foi realizada a instituição de um grupo de força-tarefa composto por servidores da Subcoordenadoria de Gestão do Trabalho e da Unidade de Gestão de Tecnologia da SESAP/RN com objetivo de conduzir o processo de implementação total do sistema de ponto eletrônico no Nível Central desta Secretaria, através da realização de adequações no sistema, cadastramento dos servidores, elaboração de normativas e manuais, bem como, a realização de ações educativas.

Resultados
Até o início desta experiência o sistema de ponto eletrônico não havia sido implantado em sua totalidade no Nível Central desta Secretaria. Em novembro de 2021, cerca de 888 servidores não efetuavam seu registro de frequência neste sistema. Após o início dos trabalhos do grupo de força-tarefa, registrou-se, após o mês de março de 2022, um total de 171 servidores que não fizeram o efetivo registro eletrônico de sua frequência nas atividades laborais, uma diminuição de não utilização de 80,7%.

Análise Crítica
Destaca-se a importância do registro eletrônico para gerenciamento sobre a jornada de trabalho dos servidores pelas suas respectivas chefias, por meio de relatórios. Observa-se também a importância do registro eletrônico para o servidor, que, através do sistema de ponto eletrônico tem o efetivo registro de sua carga horária trabalhada de modo seguro, rápido e permanente.

Conclusões e/ou Recomendações
Considerando a vivência dessa experiência e o entendimento da importância da frequência eletrônica na SESAP/RN, pode-se inferir a necessidade em construir meios que promovam a busca por sua utilização e eficiência. Portanto, processos cíclicos de ações educativas, a elaboração didática de materiais e uma gestão que se comunique de forma próxima e contínua com servidores são mecanismos que podem resultar na eficiência almejada.