SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
42711 - MANUAL DE GERENCIAMENTO LOCAL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL (MANUAL GSAP). ELIZEL MONTEIRO DOS SANTOS - SES/DF, LORENA NATÁLIA DOS SANTOS MOTA - SES/DF, RAQUEL VAZ CARDOSO - SES/DF, GEANDRO DE JESUS DANTAS - SES/DF, MIRLENE GUEDES DE LIMA - SES/DF, THAÍS ALESSA LEITE - SES/DF
Período de Realização De março de 2019 a novembro de 2021.
Objeto da experiência Elaboração de manual para Gestores da Atenção Primária à Saúde (APS) do Distrito Federal (DF).
Objetivos Dar suporte aos Gestores de Serviços da Atenção Primária - GSAP na organização e realização dos serviços de gestão das Unidades Básicas de Saúde - UBS.
Metodologia Realizou-se oficinas com gestores representantes das sete regiões de saúde do DF para a elaboração e discussão dos temas do Manual. Delineou-se a importância de ir além da gestão administrativa, abordando temas como gestão participativa, processo de trabalho e estruturação da APS. Contou-se com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz por meio do Programa QualisAPS, para organização dos temas para a primeira versão. Os textos foram escritos pela GESFAM, em parceria com áreas técnicas da Secretaria.
Resultados O documento passou por processos de validação entre pares e consulta pública e a primeira versão do Manual GSAP foi lançada em novembro de 2021 no “IV Fórum dos Gestores dos Serviços de Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal”. Está dividido em: Atenção Primária à Saúde no DF; Gestão da APS do Distrito Federal; Processos Gerenciais: Gestão de Pessoas, Gestão Administrativa e Gestão do Processo de Trabalho.
Análise Crítica O Manual GSAP tem a potencialidade de apoiar os GSAPs nos processos de trabalho do dia-a-dia das Unidades Básicas de Saúde, qualificando-os para o desenvolvimento das suas atividades e, consequentemente, contribuindo para uma APS do DF com mais qualidade, resolubilidade e satisfação de trabalhadores e usuários.
Conclusões e/ou Recomendações Face aos desafios encontrados na gestão local da Atenção Primária, e dado o processo participativo de construção, entende-se que o Manual contribuirá para a qualificação dos GSAP no desenvolvimento de suas atividades. Recomenda-se que ele seja revisado periodicamente, atualizando as normativas legais e incluindo novos temas de relevância para a gestão.
|