Sessão Assíncrona


SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41665 - BARREIRAS E FACILITADORES DA COLABORAÇÃO INTERPROFISSIONAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA DA IMPLEMENTAÇÃO
NATÁLIA DE PAULA KANNO - USP, ANDRÉA TENÓRIO CORREIA DA SILVA - USP


Apresentação/Introdução
A colaboração interprofissional é um pressuposto fundamental para a qualidade do cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS). Poucos estudos avaliaram os fatores que interferem nessa colaboração, especialmente em países de baixa e média-renda, e raros são os estudos que o fizeram utilizando instrumentos da ciência da implementação.

Objetivos
Identificar barreiras e fatores facilitadores para a colaboração interprofissional na APS no município de São Bernardo do Campo (SBC) de acordo com as dimensões do instrumento Consolidated Framework for Implementation Research (CFIR).

Metodologia
Trata-se de estudo qualitativo utilizando como técnica de produção de dados entrevistas semi-estruturadas com base nas dimensões do CFIR realizadas em 15 profissionais que atuavam em SBC provenientes de três Unidades Básicas de Saúde. As entrevistas foram transcritas, lidas e relidas para a análise de conteúdo. Utilizou-se a saturação como critério para o número de entrevistas. As dimensões do CFIR investigadas foram “Características da Intervenção”, “ Âmbito Interno” e “Características dos Indivíduos”.

Resultados
Foram entrevistados 15 profissionais (3 gerentes, 3 médicos, 3 enfermeiros, 3 agentes comunitários de saúde, 2 técnicos de enfermagem e 1 auxiliar de enfermagem), que atuaram na APS de SBC de um a 21 anos, sendo quatro homens e 11 mulheres. As barreiras descritas de acordo com as dimensões de CFIR foram: comunicação interprofissional inadequada; alta rotatividade de profissionais; recursos humanos reduzidos; falta de capacitação para o trabalho em equipe. Os facilitadores descritos foram: comunicação interprofissional; valorização do colega profissional; compromisso do líder em aumentar autonomia e colaboração dos profissionais; parceria interequipes.

Conclusões/Considerações
De acordo com nossos achados, as ações para melhorar o trabalho colaborativo na APS seriam: capacitar os profissionais com habilidades de comunicação; capacitar os profissionais para o trabalho em equipe e entre as equipes; capacitar os gerentes com habilidades de liderança; e estabelecer ações de fixação dos profissionais na rede, como instituição de plano de carreira para as categorias no município.