Sessão Assíncrona


SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41526 - CENTROS DE PARTO NORMAL COMO CENÁRIO DE PRÁTICAS COLABORATIVAS
ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UECE, ADRIANO DA COSTA BELARMINO - UECE, MARIA EUNICE NOGUEIRA GALENO RODRIGUES - UECE, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA VIEIRA - UNIFOR, ALEXANDRINA MARIA RAMOS CARDOSO - ESEP, PORTUGAL


Apresentação/Introdução
O Centro de Parto Normal tornou-se importante na Rede de Atenção Materno Infantil no Brasil, especialmente por focar em práticas que buscam partos e nascimentos saudáveis. Esforços internacionais procuram incentivar práticas colaborativas interprofissionais como instrumento para atingir excelência na atenção em saúde, nos processos de cuidado e na qualidade assistencial (Behruzi et al., 2017).

Objetivos
Investigar as implicações de práticas colaborativas na gestão do cuidado em centros de parto normal no Brasil, na perspectiva de enfermeiros.

Metodologia
Estudo qualitativo, realizado em 2020 com 13 enfermeiros de oito Centros de Parto Normal habilitados pelo Ministério da Saúde no Estado do Ceará. A coleta ocorreu por meio de entrevistas individuais por via telefônica e o recrutamento foi realizado utilizando a técnica de bola de neve. As entrevistas foram submetidas a análise de conteúdo, com recursos do Software Nvivo® Pro 12. Empregou-se o aporte teórico de análise baseado na Sociologia das Profissões (FRIEDSON, 1994). O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Estadual do Ceará, CAAE nº67591117.5.0000.5534.

Resultados
Evidenciou-se que as práticas colaborativas, com compartilhamento de papeis e cooperação na efetivação do cuidado e assistência ao parto, são elementos que consolidam a qualidade do cuidado, contribuindo na redução de intervenções desnecessárias, reinserção da mulher e família na tomada de decisão sobre os cuidados obstétricos desenvolvidos, com melhoria da qualidade da atenção obstétrica. Percebe-se que competências como autonomia, poder de decisão, liderança e construção de confiança na equipe de saúde são elementos para qualificação no cuidado e satisfação da mulher e representam desafios na implementação de práticas colaborativas nos Centros de Parto Normal brasileiros.

Conclusões/Considerações
A saúde da mulher e da criança é uma missão incontornável do sistema de saúde em geral e dos profissionais da saúde em particular. Há ações realizadas nos Centros de Parto Normal de grande potencial de cuidado, que implicam na melhoria da saúde materno-infantil no Brasil, mas há fragilidades que necessitam ser superadas para alcance de melhores resultados.