SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41414 - CONTRIBUIÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM DA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE NA REDUÇÃO DE IMPACTOS OBSTÉTRICOS NO NO PRÉ-NATAL DAS GESTANTES FRANCISCA GEISA SILVA MARTINIANO - MESTRANDA PELO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ -UFC, FRANCISCA DJANE SOUZA MESQUITA - GRADUADA EM ENFERMAGEM PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA, ANAILDA FONTENELE VASCONCELOS - MESTRANDA NO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ -UFC, CAROLINA CAVALCANTE TAVARES ARCANJO - ESPECIALISTA EM OBSTÉTRICA E EM NEONATOLOGIA PELA UNINTA; ESPECIALISTA EM SAÚDE DA FAMÍLIA PELA UFC, MARIA ANDRESSA GOMES LIMA - RESIDENTE EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO HOSPITAL SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE SOBRAL, MARACI RODRIGUES SOARES PASSOS - GRADUADA EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, ANA LARYSSE ALVES MELO MARTINS - MESTRANDA PROFISSIONAL EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC, CELINA JÚLIA CRISPIM SILVA - GRADUADA EM ENFERMAGEM PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA, OSVALDO MORAES DE OLIVEIRA - ESPECIALISTA EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PELA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ-ESP/CE E PELO CENTRO UNIVERSITÁRIO-INTA, CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA REBOLÇAS - PROFESSORA ASSOCIADA II PELO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC
Apresentação/Introdução A gestação é uma experiencia saudável, caracterizada por inúmeras mudanças fisiológicas. Por conta disso, é exigido um compromisso da equipe multiprofissional, com destaque do enfermeiro, visto que age diretamente frente às urgências maternas. Profissional capaz de identificar os riscos gestacionais, atuando na prevenção da morbimortalidade materna e no direcionamento de ações e intervenções.
Objetivos Investigar as contribuições dos profissionais de enfermagem da Atenção Primária em Saúde na redução dos riscos e impactos obstétricos especificamente no período do pré-natal.
Metodologia Trata-se de uma revisão integrativa com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados em janeiro e fevereiro de 2022. Fizeram parte da revisão os artigos relacionados à temática e publicados nos últimos cinco anos. Utilizou-se como fonte de coleta a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciência da Saúde (LILACS), e Scientific Electronic Library Online (SciELO). Para o levantamento dos artigos foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde: “cuidado pré-natal” and “enfermeiros” and “Atenção Primária à Saúde” and “Mortalidade Materna”. Dados analisados por meio avaliação crítica e síntese das evidências disponíveis do tema investigado.
Resultados A partir dos critérios, foram analisados 07 artigos. O A1 descreve principais complicações clínicas em gestantes, sendo infecção do Trato Urinário, anemia e doenças hipertensivas. O A2 cita a experiência das gestantes na Consulta de Enfermagem > 37 semanas e na elaboração do plano de parto. O A3 avaliou a assistência, explica que a capacitação, união da equipe nas consultas influencia na qualidade da assistência. O A4 avaliou as orientações mais relevantes, ações educativas, início do pré-natal precocemente. A5 analisou ações de prevenção da mortalidade. A6 e A7 verificaram os fatores associados a complicações, que a cada minuto morre uma mulher no mundo em decorrência ao trabalho de parto.
Conclusões/Considerações Em vista dos resultados apresentados, nota-se a importância do enfermeiro no acompanhamento pré-natal. É importante que sua ação seja desenvolvida em conjunto com a equipe multiprofissional visto que o pré-natal visa o cuidado da saúde da mulher e do bebê. Assim, a assistência deve ser ofertada de maneira integral e humanizada, adotando atitudes adequadas que contribuem para a redução da morbimortalidade materna.
|