SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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41067 - REORGANIZAÇÃO DE PROCESSOS DE TRABALHO DA RECEPÇÃO DA POLICLÍNICA DA REGIÃO DE SAÚDE/JEQUIÉ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA EM EQUIPE. IGNÊS BEATRIZ OLIVEIRA LOPES. - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA (UFBA) - DOUTORANDA E POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DA REGIÃO DE SAÚDE EM JEQUIÉ., RITA DE FÁTIMA ANJOS LAGO - POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DA REGIÃO DE SAÚDE EM JEQUIÉ., LAÍS MACHADO DE SOUZA - POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DA REGIÃO DE SAÚDE EM JEQUIÉ., ANTÔNIO FRANCISCO SILVA COSTA - POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DA REGIÃO DE SAÚDE EM JEQUIÉ., JOSÉ ROBERTO DE SOUZA SANTANA - POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DA REGIÃO DE SAÚDE EM JEQUIÉ., LAIANA NOGUEIRA SOUZA DO NASCIMENTO - POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DA REGIÃO DE SAÚDE EM JEQUIÉ., MÁRIO SOUZA NASCIMENTO - POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DA REGIÃO DE SAÚDE EM JEQUIÉ., PATRÍCIA FERREIRA DOS SANTOS - POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DA REGIÃO DE SAÚDE EM JEQUIÉ., TALITA ARRUDA SANTOS - POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DA REGIÃO DE SAÚDE EM JEQUIÉ., TICIANE SOUZA ANDRADE - POLICLÍNICA REGIONAL DE SAÚDE EM JEQUIÉ/CONSÓRCIO INTERFEDERATIVO DA REGIÃO DE SAÚDE EM JEQUIÉ.
Período de Realização 08, 15, 22 e 29 de outubro de 2021.
Objeto da experiência Aperfeiçoamento dos processos de trabalho realizados na recepção dos usuários da Policlínica Regional de Saúde em Jequié/Consórcio Interfederativo.
Objetivos 1) Evidenciar os processos de trabalho realizados no setor e sua interrrelação com outros atores e setores; 2) Identificar os principais problemas que induziriam a falhas no atendimento dos cidadãos; 3) construir uma proposta de melhoria dos processos de trabalho com soluções e encaminhamentos.
Metodologia Quatro encontros com a equipe da recepção foram conduzidos pela Diretora Geral. A metodologia dos encontros incluiu desenho, dramatização, dinâmicas e utilização de tarjetas coloridas. No primeiro encontro foram identificados os processos de trabalho e principais problemas, no segundo iniciou-se a construção da proposta focando nos problemas relacionados aos pacientes, no terceiro deu-se continuidade à construção da proposta com foco nos problemas da equipe. No último, foi realizada a avaliação.
Resultados Foram elaboradas duas planilhas com problemas e soluções relacionados aos pacientes e à equipe. Na primeira, problemas como comportamento do paciente, incompreensão do funcionamento por horário agendado, falhas no preparo para exames. Na segunda, problemas como erros de comunicação entre os setores, erros no agendamento pela regulação municipal, atrasos de profissionais, falta de autonomia e conflitos. Entre as soluções tem-se: orientar reguladores, sistematizar fluxos, divulgar funcionamento.
Análise Crítica Colocar o trabalhador no centro do processo e utilizar recursos lúdicos diversos como desenho, dramatização, escrita em tarjetas coloridas, entre outras, permitiu a construção compartilhada de uma proposta que reflete a rotina, os problemas e os pontos de melhoria para reorganização dos processos de trabalho. Observou-se a necessidade de ampliar a comunicação entre os trabalhadores, os setores e com comunidade para ampliar a compreensão do funcionamento e permitir o aperfeiçoamento da unidade.
Conclusões e/ou Recomendações A revisão periódica dos processos de trabalho, com metodologias que permitam a escuta atenta e participação ativa dos trabalhadores é fundamental para diagnosticar a realidade e intervir de forma efetiva, com envolvimento da equipe. Faz-se necessário implementar as propostas, articular os envolvidos nas questões apontadas e dar feedback à equipe para que garantir continuidade na execução da proposta percepção do valor da construção compartilhada.
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