SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41055 - OFICINA: ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM COM FOCO NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL PARA AS PRÁTICAS COLABORATIVAS, COM PERSPECTIVAS PARA ATUAÇÃO NO MUNDO DO TRABALHO PATRÍCIA MARIA FONSECA ESCALDA - FCE-UNB, CLÉLIA MARIA DE S. F. PARREIRA - FCE-UNB, PAULA MELO MARTINS - FCE-UNB, MAURICIO ROBAYO TAMAYO - FCE-UNB, LAURA DAVISON MANGILLI - FCE-UNB, ANA BEATRIZ FERREIRA - FCE-UNB, LUIZA CRISTINA GALIZA DA SILVA - FCE-UNB, MARIA EDUARDA RODRIGUES DE JESUS FREITAS - FCE-UNB
Período de Realização O período de realização foi de abril e maio de 2022.
Objeto da experiência Capacitar os docentes da disciplina Seminários Integrativos da FCE-UnB na temática da educação interprofissional (EIP) e as práticas colaborativas.
Objetivos O objetivo do trabalho foi relatar as etapas metodológicas da oficina no âmbito da ação de capacitação docente sobre educação interprofissional (EIP) e práticas colaborativas no ambiente de trabalho.
Metodologia A oficina foi realizada em três momentos: 1- elaboração de um questionário para os docentes e análise das respostas com a finalidade de nortear as rodas de conversa; 2 e 3- rodas de conversa, na modalidade online, com participação de um especialista em cada sessão. A discussão foi organizada em função das respostas dos docentes e das reflexões na incorporação da EIP e das práticas colaborativas na realidade institucional, com vistas a contribuir para o planejamento de futuras capacitações.
Resultados A análise das respostas dos docentes permitiu identificar os seguintes aspectos: dificuldades para entender e abordar aspectos comuns a todos os cursos, metodologia didático pedagógica frágil para o desenvolvimento da EIP e desequilíbrio no quantitativo de estudantes das turmas. Os momentos com os especialistas convidados foram importantes para as abordagens conceituais sobre EIP e práticas colaborativas e para a reflexão da realidade institucional a partir da troca de experiências.
Análise Crítica Ainda existem muitas questões relacionadas à EIP a serem discutidas; porém, as oficinas pontuaram aspectos importantes para a construção de processos formativos mais integrados na FCE: destacando a necessidade de maior empoderamento dos docentes em relação ao projeto pedagógico, com ênfase na perspectiva da EIP, ressaltando a necessidade do apoio institucional e a importância do entendimento de que o projeto pedagógico é um processo de construção permanente, com necessidade de contínua discussão.
Conclusões e/ou Recomendações Necessidade de construção, pelo grupo de docentes e a gestão, de um espaço que possibilite: discutir a temática, revisar a metodologia pedagógica adotada, compor as turmas de forma mais equilibrada e identificar alternativas para promover a participação efetiva de docentes de todos os cursos. Para ampliar a discussão qualificada da EIP e práticas colaborativas, identificou-se a necessidade da realização periódica de oficinas com os docentes.
|