Sessão Assíncrona


SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40201 - MODERNIZAÇÃO NOS PROCESSOS DE CONTRATAÇÃO DE PESSOAL: UM RELATO SOBRE O ENFRENTAMENTO À PANDEMIA DA COVID-19 PELA SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE PÚBLICA DO RN
ILANNA KAROLINE DE ANDRADE CÂNDIDO - SESAP/RN, MARIA JOSÉ MACEDO - SESAP/RN, INGRID BEATRIZ DA SILVA - SESAP/RN, DENILSON ALVES HONORATO SILVA - SESAP/RN, GIOVANNI PACELLI DA CRUZ CAVALCANTI - SESAP/RN


Período de Realização
Esta experiência teve início em março de 2020 e é desenvolvida até os dias atuais.

Objeto da experiência
Implantação de atendimento virtual para contratação de pessoal para atuar no enfrentamento à pandemia da Covid-19 pela SESAP/RN.

Objetivos
Modernizar o processo de contratação de pessoal, através da implantação do atendimento virtual pelo Grupo Auxiliar de Direitos e Vantagens (GADV) da SESAP/RN, visando a eficiência, a simplificação e a agilidade dos processos de trabalho, respeitando o distanciamento social diante da COVID-19.

Metodologia
Em 2020 foi criado o Sistema Eletrônico de Recrutamento, resultante de parceria entre a SESAP e o Instituto Metrópole Digital da UFRN, com objetivo de gerenciar o trabalho desde o recrutamento à contratação. Após análise documental, a lista de aprovados era publicada e iniciavam-se as convocações de forma rápida e totalmente eletrônica. Após, o GADV recebia a documentação dos candidatos pelo sistema, abrindo os processos de contratação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Resultados
A agilidade na abertura dos processos devido à implantação do atendimento on-line impactou a saúde coletiva da população do Rio Grande do Norte, já que a cada dia era observado um crescente aumento na ocupação dos leitos destinados a pacientes com COVID-19. Por fim, desde março de 2020 o GADV atingiu efetivamente o objetivo de suprir as escalas de trabalho em tempo hábil, abrindo mais de 4.000 processos de contratação temporária.

Análise Crítica
A pandemia da Covid-19 conduziu-nos à inovação no atendimento e esta gerou convites para o GADV participar de vários processos seletivos - da construção do edital à convocação. Isso foi primordial por sermos responsáveis pela administração dos certames a partir da homologação. Apesar das dificuldades para a programação do sistema, que é específica para cada edital, enaltecemos a preferência pela modalidade virtual, pela agilidade na contratação que influencia diretamente na abertura de leitos.

Conclusões e/ou Recomendações
O atendimento virtual foi uma solução para atendermos em tempo hábil às demandas, sem exposição da equipe ao risco de adoecer. Devido a sua demonstrada eficiência, o atendimento virtual foi uma prática adotada efetivamente. Destaca-se a viabilidade da adoção deste formato de atendimento no serviço público, reduzindo custos e gerando satisfação, numa efetiva experiência de modernização nos processos de contratação de pessoal.