SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39710 - PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SETOR DE ALTA COMPLEXIDADE: COMO INVESTIMENTO NESTA POLÍTICA PÚBLICA IMPACTA NA SAÚDE DO TRABALHADOR? VANESSA DE ALMEIDA GUERRA - UFMG, MERY NATILI SILVA ABREU - UFMG, TATIANE SOARES CAMPOS - UFMG, ELAINE SANTANA DE SOUZA FERREIRA - HC-UFMG, WANIA CRISTINA DA SILVA - UFMG, PATRÍCIA PAULA DIAS DE SÁ - HC-UFMG, PEDRO HENRIQUE SANTOS SOARES - UFMG, LEDIANNE DA SILVA CAMPOS - UFMG, CYNTHIA CAROLINE COSTA CLEMENTE - HC-UFMG, ARIANE GIOVANNA OLIVEIRA CRUZ - UFMG
Período de Realização Em 2019 a prática foi presencial,porém em 2020 e 2021 foi virtual e em 2022 será nas duas modalidades.
Objeto da experiência É promover a promoção de saúde na saúde mental dos profissionais da saúde com as PICS a fim de reduzir o estresse e a ansiedade para prevenir doenças.
Objetivos Incentivar o profissional da saúde no autocuidado, para que o mesmo desenvolva resiliência por meio das Práticas Integrativas e Complementares (PICS), e demonstrar que a atenção de alta complexidade à saúde pode ser campo de transformações da coletividade ao cuidar de quem cuida.
Metodologia Antes da pandemia, as práticas eram realizadas presencialmente em dias úteis entre às 16h e 19h, sendo as terapias: Reiki, Tuiná, Auriculoterapia, Homeopatia, Aromaterapia e Calatonia. Com a pandemia, houve uma adaptação dos atendimentos para o virtual, sendo o Reiki e I Ching. Os métodos utilizados para agendar é pelo aplicativo da agenda virtual que informa sobre dias, horários e a prática disponível e tem também o Whatsapp e Instagram (@terapias.hcufmg) para facilitar o meio de comunicação.
Resultados No período de outubro de 2018 a dezembro de 2019, 6 voluntários participaram do projeto sendo disponibilizados 842 práticas. Durante a pandemia foram disponibilizadas entre agosto de 2020 a junho de 2021, 188 atendimentos, sendo: reiki e I ching. Desse modo, pode-se dizer que até junho de 2021 foram atendidos 276 profissionais. Por fim, com a flexibilização das medidas de distanciamento social, em maio de 2022, as práticas voltaram a ser oferecidas tanto em modalidade virtual quanto presencial.
Análise Crítica Em todo o período de realização das práticas foi possível observar, nos profissionais atendidos, relato de melhora em sua qualidade de saúde mental ou resolução de pelo menos algum desconforto. As ações do projeto são desenvolvidas pelo diálogo entre terapeutas e os colaboradores do HC-UFMG, a fim de estimular a capacidade do acolhimento inclusivo que caracteriza uma avaliação integrativa e humanizada, no qual evita tratar de forma isolada o processo saúde-doença.
Conclusões e/ou Recomendações As PICS podem ser implementadas no setor de alta complexidade em saúde, podendo beneficiar a saúde do trabalhador, contribuindo para melhorias no ambiente de trabalho e consequentemente, uma melhor atenção à saúde da população. No entanto, são escassos os investimentos nessa área, sendo importante maior fomento da utilização das PICS nos diversos ambientes de saúde, inclusive no setor de alta complexidade.
|