Sessão Assíncrona


SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39415 - CONSTRUINDO MEMÓRIAS SOBRE PRÁTICAS DE CUIDADO: FALEMOS DE RUBEN MATTOS
BIANCA MORAES ASSUCENA - IMS/ UERJ, ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA MENDONÇA - IMS/UERJ, TATIANA WARGAS DE FARIA BAPTISTA - FIOCRUZ


Período de Realização
ESTE ESTUDO ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO, TENDO INICIADO NO ANO EM CURSO, 2022.

Objeto da experiência
CONTRIBUIÇÕES DE RUBEN MATTOS AO DEBATE DE PRÁTICAS DE CUIDADO NA SAÚDE COLETIVA BRASILEIRA E SUA INTERFACE COM A INTEGRALIDADE.

Objetivos
REFLETIR ENTRE PARES SOBRE CONTRIBUIÇÕES DE RUBEN MATTOS NO QUE SE REFERE A TEMÁTICA DE PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE, A PARTIR DA COLETA DE IDEIAS CENTRAIS.



Metodologia
A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA BUSCAREMOS A PRODUÇÃO, PÚBLICA, DO AUTOR RUBEN MATTOS E FAREMOS UM RESGATE DE ALGUMAS DE SUAS IDEIAS SOBRE PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE. UTILIZAREMOS COMO MATERIAL VÍDEOS E TEXTOS AMPLAMENTE DIVULGADOS. IREMOS POR UM CAMINHO MUITO UTILIZADO PELO AUTOR QUE É A NARRATIVA DE CASOS REAIS, QUE FORAM RELATADOS PELO AUTOR, AO INVÉS TÃO SOMENTE DE DISCUTIR PRINCÍPIOS QUE ESTÃO PRESENTES NAS NOSSAS PRÁTICAS COTIDIANAS.

Resultados
“NO PLANTÃO DÃO ENTRADA TRÊS VÍTIMAS DE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO. UM HOMEM COM UM CORTE NA TESTA. A ESPOSA COM TRAUMATISMOS E EM PARADA CARDÍACA. EM TORNO DELA, SETE PROFISSIONAIS. A TERCEIRA PESSOA, UMA MENINA, EM TORNO DE 5 ANOS, QUE NÃO TEVE NENHUM ARRANHÃO, FICOU SENTADA, OUVINDO E VENDO O QUE MOSTROU SER O INÍCIO DA MORTE DA MÃE QUE FALECEU NO CENTRO CIRÚRGICO. EU ERA UM DOS SETE. QUANDO A PACIENTE SAI PARA A CIRURGIA, EU VEJO A MENINA. FOI MUITO RUIM! ISSO ME FEZ PENSAR.”

Análise Crítica
O AUTOR DEFENDE O CUIDADO COMO PRÁTICAS SOCIAL, COMO AÇÕES QUE NOS ENGAJAMOS AO LONGO DA VIDA. UMA CARACTERÍSTICA DAS PRÁTICAS DE CUIDADOS EM SAÚDE É O PROTAGONISMO DOS PROFISSIONAIS EXERCENDO O PODER DE SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O ADOECER, MEDICALIZANDO VIDAS E INCENTIVANDO O CONSUMO DE MERCADORIAS. SEUS EFEITOS PODEM SER DE RESPEITO E SOLIDARIEDADE, MAS TAMBÉM DE OPRESSÕES. SUGERE IDENTIFICARMOS OS VALORES QUE DEFENDEMOS A PARTIR DAS PRÁTICAS DE CUIDADO CONCRETAS, PAUTADAS PELA INTEGRALIDADE.

Conclusões e/ou Recomendações
AS PRÁTICAS DE CUIDADO NÃO SÃO INVENTADAS, MAS PARTE DE NOSSA SOCIABILIDADE. REFLETIR SOBRE O QUE ESTAMOS A FAZER, PODE SER UM ELEMENTO INDUTOR DE MUDANÇAS. PODEMOS RECONHECER NAS PRÁTICAS MEDICALIZANTES AQUELAS QUE POTENCIALIZAM O CUIDADO, QUE SÃO EMANCIPATÓRIAS, E AQUELAS QUE PRODUZEM OPRESSÃO. LANÇAMOS A QUESTÃO: “COMO PERCEBER OS VALORES QUE ESTÃO GUIANDO NOSSAS PRÁTICAS E AQUELAS AO NOSSO REDOR?”