Sessão Assíncrona


SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39243 - GRUPO DE TRABALHO (GT): FERRAMENTA POTENCIALIZADORA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE
LIZ FONTENELLE BASTOS - CASSI


Período de Realização
junho a agosto de 2021

Objeto da experiência
Relatar a experiência da implantação de grupos de trabalhos como ferramenta de educação permanente, em uma clínica de saúde do estado de Santa Catarina.

Objetivos
Reflexão e auto responsabilidade no processo de trabalho
Criação de estratégias e execução de novas mudanças.
Aprimorar, alinhar e qualificar os colaboradores da Clínica de Saúde.
Incentivar a auto responsabilização na analise, planejamento e execução de ações


Metodologia
Os critérios para inclusão dos colaboradores no GT foram: estar inserido no processo de trabalho que irão ocorrer as mudanças e que tenha habilidades para contribuir com a temática.
Foram realizados doze encontros presenciais dos grupos de trabalho, desses, três foram sobre Acolhimento, seis de Acesso Avançado e quatro de Classificação de Risco, entre os meses de junho a agosto 2021, com os médicos, enfermeiro, técnicos de enfermagem, psicólogas, assistente social e analistas de gestão em saúde

Resultados
Nos grupos de trabalho, foram disponibilizados normativos, materiais didáticos, para subsidiar o momento, bem como construídos folders, fluxos e outros, voltados para informar, alinhar e qualificar os colaboradores da Clínica. Foram incentivados a analisar, planejar e executar as estratégias, bem como para adaptação das novas mudanças, trazendo nos encontros suas perspectivas, opiniões e sugestões e ofertando melhorias e mudanças no processo de trabalho.


Análise Crítica
A interface da educação permanente e os grupos de trabalho, além de aproveitar as habilidades dos colaboradores envolvidos, possibilitou uma visão mais global e coletiva do trabalho, reforça o compartilhamento de tarefas e a necessidade de cooperação para alcançar objetivos comuns. A proposta de intervenção centrada no grupo de trabalho contemplou possibilitou a constituição de recursos para o "empoderamento dos sujeitos".

Conclusões e/ou Recomendações
Realizar o grupo de trabalho foi primordial para o engajamento e melhorias no processo de trabalho, pois todos os membros interagiram mutuamente para atingir os objetivos em prol da organização, mesmo diante a resistência a mudanças e acomodação por parte dos processos já estabelecidos por parte dos funcionários. Essa pesquisa contribuiu para a discussão da grande área “trabalho em equipe”, fundamental para a gestão de pessoas .