SA7.3 - GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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39189 - A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DIANTE DO TELEMONITORAMENTO DE PESSOAS COM SINTOMAS RESPIRATÓRIOS EM UMA REGIÃO NO SUL DO PAÍS GEOVANE MENEZES LOURENÇO - UFPR, SABRINA STEFANELLO - UFPR, PAULO POLI NETO - UFPR, DEIVISSON VIANNA DANTAS DOS SANTOS - UFPR
Apresentação/Introdução Na conjuntura de saúde em que vive o Brasil, diante de todos os desafios de implantação e manutenção do SUS, com destaque para financiamento, a pandemia pelo novo coronavírus, trouxe ainda mais tensão e demanda ao sistema. Com isso, algo que era pouco utilizado, o atendimento remoto foi fortalecido diante desse cenário recente.
Objetivos Acessar a percepção e experiências dos profissionais diante do telemonitoramento às pessoas com sintomas respiratórios na Atenção Primária à Saúde (APS) em um município do sul do país.
Metodologia Tratou-se de um estudo exploratório qualitativo, no qual se entrevistou 12 enfermeiros de unidades básicas de saúde (UBS) e 1 gestor voltado à APS, no ano de 2021, em Ponta Grossa (PR). A escolha desses profissionais foi intencional, por tratar-se de uma população-chave, todos estavam envolvidos com a organização do telemonitoramento no município, participando ativamente por no mínimo 3 meses desta atividade. As entrevistas foram transcritas integralmente, com auxílio de software (sonix), lidas e revisadas várias vezes pelo mesmo pesquisador, para que ficassem exatamente conforme original, e analisadas pelos autores à luz da abordagem fenomenológica de Paul Ricoeur.
Resultados Nos relatos cada UBS teve liberdade para organizar o trabalho diante da imposição do telemonitoramento de sintomáticos respiratórios. As dificuldades ressaltadas foram a escassez de salas, pessoas e ferramentas tecnológicas, com uso de recursos dos próprios trabalhadores para garantia do monitoramento à distância. Além de ausência de treinamento, falta de diálogo entre gestores e profissionais da APS e sensação de excesso de trabalho. Por outro lado, os entrevistados relataram experiências positivas que associaram às percepções de aprimoramento para lidar com tecnologias, comprometimento e integração entre a equipe, maior proximidade e vinculação com as pessoas de seu território.
Conclusões/Considerações Os entrevistados valorizaram o estreitamento de laços entre equipe e com a população atendida, apesar do desafio de uso de novas tecnologias, carências estruturais e de pessoal. Destacou-se a necessidade de aproximação dos gestores ao mundo dos trabalhadores, de modo que existam trocas, não somente para apontar aspectos negativos e luta por melhores condições, mas para se identificar e garantir o que promove satisfação com o trabalho.
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