SA7.2 - TRABALHO EM SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
43384 - GRAVIDEZ E VIGILÂNCIA EM SAÚDE OCUPACIONAL NO SETOR HOSPITALAR: UMA REVISÃO DE ESCOPO SORAYA WINGESTER VASCONCELOS - FEUP
Apresentação/Introdução Mundialmente, o setor social e de saúde é uma importante fonte de empregos para as mulheres, já que 70% da sua força de trabalho é feminina. O setor hospitalar possui uma complexidade de fatores de risco que podem impactar negativamente a saúde das trabalhadoras, inclusive a reprodutiva. Inovações e estudos de vigilância em saúde ocupacional para este público e setor se fazem necessários.
Objetivos Revisar a literatura disponível sobre a Vigilância em Saúde Ocupacional no setor hospitalar, com vistas às ações de prevenção, promoção e proteção da saúde das trabalhadoras grávidas.
Metodologia Utilizou-se bases de dados online para identificar artigos em inglês, revisados por pares, sobre vigilância em Saúde Ocupacional no setor hospitalar e publicados de 2015 a 2020. Aplicou-se a extensão PRISMA para revisões de escopo e Snowballing nas referências dos artigos incluídos por meio das bases de dados. Os artigos científicos incluídos abordam pesquisas, iniciativas e programas relacionados às ações de prevenção, promoção e proteção à saúde, e de monitoramento, com foco em profissionais da área da saúde, inclusive trabalhadoras grávidas ou em idade fértil, das diversas categorias e setores hospitalares. Critérios de exclusão também foram aplicados.
Resultados Dos 18 artigos incluídos, dois terços foram publicados em 2018 e 2020. Destaques em número de artigos: Itália (6) e EUA (5); periódicos Annali d'igiene, Occupational and Environmental Medicine e Safety and Health at Work (2 cada); e estudos experimentais, quase-experimentais, de pré-teste – pós-teste e pilotos. Distribuição dos artigos por temas pesquisados: Vigilância de riscos e perigos (14), Vigilância de lesões ou doenças (5), e Promoção e proteção da saúde (6). Por subtemas relacionados aos fatores de risco ocupacionais: relacionados à análise ergonômica (6); psicossociais (5); químicos (4); e biológicos (3). Somente um artigo sobre a saúde das trabalhadoras grávidas do setor saúde.
Conclusões/Considerações A inclusão de gênero e maternidade em estudos sobre trabalho nos diversos serviços e setores da saúde é necessária pois a força de trabalho alcança mulheres que estão em idade fértil. As normas de proteção à maternidade legitimam e orientam adaptações no local de trabalho ou o remanejamento da trabalhadora grávida, protegendo mãe e feto, o que favorece a continuidade da atividade profissional e a diminuição das licenças preventiva e médica.
|